Uma das parábolas apresentada no Evangelho de Mateus, chama atenção é a “parábola dos talentos” (Mt 25, 14-30). O conteúdo desta parábola é forte e marcante, por isso, vale a pena ler e avaliar nossa gestão paroquial por meio deste sagrado conteúdo narrado por Jesus, pois assim, nos referência para uma boa administração em nossas instituições religiosas.
Logo, administração em conceito é o processo para se trabalhar com pessoas e recursos para realizar os objetivos organizacionais. Bons administradores fazem essas coisas de maneira eficaz e eficientemente. Eficaz, por atingir os objetivos da organização; Eficiente, por atingir os objetivos com o mínimo de perda possível, ou seja, fazer o melhor uso possível dos recursos financeiros, do tempo, dos materiais e das pessoas. Maus administradores falham em ambos os critérios ou focalizam um deles em detrimento do outro.
Os administradores são universais e presentes em qualquer tipo de organização, em grandes e em pequenos negócios, hospitais, escolas, governo, igrejas e casas religiosas se beneficiam de uma administração eficiente e eficaz, os líderes destas organizações são chamados de executivos, administradores, dirigentes ou padres, mas todos são administradores responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.
Em se falando de administração eclesial, um paradigma que notamos ainda persistir é que a administração da Igreja é diferente da administração empresarial. Em tempos de globalização onde estamos em plena era do conhecimento, a administração no modelo “papel de pão” já não mais tem espaço e muito menos garante segurança e credibilidade a organização. Existe uma forte necessidade de atualizarmos a administração das casas religiosas, comunidades, pastorais, movimentos e paróquias, para uma administração mais estratégica, ou seja, que tenha visão de onde quer chegar e assim criar planos para alcançar seus objetivos.
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Na administração, em qualquer tipo de administração existem 4 funções básicas a serem cumpridas por um administrador, e são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar, um bom administrador não negligencia nenhuma destas funções, pois o sucesso ou fracasso está baseado no cumprimento destas funções de maneira sistêmica e disciplinada.
Olhar para uma paróquia, casa religiosa ou instituição e dizer que não vale a pena investir em uma administração profissional, organizada e controlada é negligenciar o potencial de sua organização. O administrador principalmente da obra de Deus, deve com ainda mais afinco buscar o profissionalismo do que está sob sua gestão, pois uma administração organizada e transparente passa credibilidade, veja o mercado de ação, é todo baseado em credibilidade, guardadas as devidas proporções, a igreja, casa religiosa, pastoral e movimento, quanto tem uma boa administração geram credibilidade que gera mais recursos, além, é claro, de mais membros e novas conversões, passando assim a ser modelo.
Se você sente que a administração de sua paróquias necessita ampliar e melhorar, acredita que mais elementos para obter sucesso sempre, algumas dicas podem ajudar:
a) Lei básica: nunca gaste mais do que tem em seu caixa;
b) Estratégia: reúna-se com seus conselheiros (CAEP, CPP) e defina em primeiro lugar, a visão, ou seja, onde estamos hoje e onde queremos estar (visão é de longo alcance não hesite em pensar grande!), lembre-se do motivo pelo qual você esta na organização, seu tamanho atual como organização, sua geografia, seus valores, etc;
c) Tática: crie uma missão, como faremos a visão se tornar realidade e a partir disso elenque objetivos e metas para serem cumpridos;
d) Operacional: coloque colaboradores em atividade ou capacite os que estão atualmente no exercendo bem, para que auxiliem o alcance dos objetivos, apesar de baixo o custo de uma administração não profissional, os impactos negativos a médio e longo prazo podem ser danosos para a reputação da organização, fazendo com que a mesma pare ou até mesmo morra;
e) Comunicação: coloque sua visão, missão e valores em um quadro e pendure em lugar de destaque para que todos tomem conhecimento, onde queremos chegar TODOS devem saber;
f) Tecnologia: procure atualizar seu parque tecnológico, equipamentos, sistemas e outros para que possam gerar informações de qualidade, rápidas, eficazes e eficientes;
g) Marketing: deixe sempre seu paroquiano informado! Qualquer melhoria que se faça por pequena que seja é importante comunicar, em redes sociais, internet, informativos, revistas ou outros, mas qualquer benefício e/ou melhoria é muito bem visto pela comunidade em geral;
h) Gerenciamento da rotina: tenha o máximo de controle possível, porém tente desburocratizar o máximo possível, pois algo que vale mais que dinheiro atualmente é o tempo, tanto de seu gripo de agentes e colaboradores, quanto daqueles que o procuram.
Independentemente de ser igreja ou ser empresa, estas são dicas cruciais para iniciar uma administração de sucesso, tanto as empresas tem a ganhar com a visão humana e espiritual pertinente a igreja, bem como a igreja tem a ganhar com a visão estratégica e profissional pertinente as empresas.
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