A Igreja sempre encontrou maneiras de se renovar para cumprir sua missão evangelizadora. Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia se tornou uma aliada essencial para fortalecer a comunidade, facilitar a administração paroquial e potencializar a evangelização, ampliando seu alcance e fortalecendo a missão da Igreja no século XXI.
Além disso, redes sociais e sistemas de gestão pastoral facilitam a comunicação entre comunidades, promovendo maior integração e engajamento. Assim, a tecnologia, quando bem utilizada, torna-se um instrumento valioso para levar a fé, a caridade e a esperança aos fiéis. Nesse cenário, surge a Theòs Sistemas Eclesiais, uma empresa inovadora que tem revolucionado a gestão pastoral no Brasil.
Com uma abordagem intuitiva e eficaz, a Theòs oferece soluções inteligentes para paróquias, dioceses e comunidades religiosas, permitindo que sacerdotes e agentes de pastoral dediquem mais tempo ao que realmente importa: o cuidado com as almas e a propagação do Evangelho.
Vocacionada em atender as necessidades particulares de gestão que a igreja católica no Brasil possui, “a empresa nasceu dentro de uma paróquia, no período em que o cenário vivido pela igreja era de incertezas e de falta de controle, no âmbito da gestão eclesial, já que muitas paróquias e dioceses não tinham claro, o que era de fato, gestão eclesial, pois usavam sistemas de gestão do mercado comum”, conta Klayton Dias, diretor administrativo da Theós.
Um dos desafios mais significativos enfrentados pela igreja no século XXI é a necessidade da presença no cenário digital e a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo desenvolvidos nas rotinas administrativas e evangelizadoras, fruto de fatores históricos, culturais e do enraizamento de tradições espirituais e dogmáticas.
Leia também: Costurando a história: A tradição dos paramentos litúrgicos e a missão da Cordis presente nos Congressos Paróquias
Tradição e inovação
Há 27 anos no mercado, sendo pioneira no seguimento, a Thèos acompanha não apenas a evolução das ferramentas tecnológicas, como a aceitação do clero a essas mudanças. “Os desafios eram (e são) grandes, as paróquias e dioceses não tinham um sistema de gerenciamento integrado que atendesse de forma especifica, as necessidades da Igreja. Tínhamos que romper a barreira do pensamento ‘sagrado x gestão’. Muitos padres e bispos entendiam, que a igreja não tinha a necessidade de se informatizar e que isso não era importante”, relata Klayton.
Com um portfólio completo de produtos e soluções para a gestão pastoral e canônica, Theòs é a maior empresa do setor no Brasil e está presente em todo território nacional atendendo mais de 8.000 paróquias e 160 arquidioceses e dioceses, tendo o compromisso de contribuir para que paróquias e dioceses brasileiras se tornem mais ágeis e competentes na desafiadora missão de evangelizar.
Tecnologia e o Futuro da Igreja
O futuro da Igreja diante das novas tecnologias é um campo vasto e em constante evolução, apresentando tanto desafios quanto oportunidades significativas. Nesse sentido, “as plataformas digitais e os sistemas de gestão, são apenas algumas das possibilidades que permitirão a disseminação da mensagem religiosa de forma mais acessível e engajadora”, acrescenta o diretor da Theòs.
Os softwares e plataformas de gestão para a Igreja Católica têm se tornado ferramentas essenciais para auxiliar na administração paroquial, na evangelização e no engajamento da fidelidade. Para Klayton, “essas soluções tecnológicas ajudam a igreja a gerir melhor os recursos, organizar as informações, otimizar tempo de pessoal e recursos empregado e melhorar a comunicação”.
Parcerias que consolidam marcas
A Revista Paróquias é um dos grandes projetos de sucesso da Promocat Promotora Católica, referência na organização de eventos católicos no Brasil, conectando pessoas e marcas pela evangelização. Sempre presente, Klayton relata um pouco sobre a importância dos eventos para o trabalho desenvolvido pela Theòs:
“Os eventos promovidos pela Promocat são importantes para a nossa estratégia de fortalecimento de marca, aumento de visibilidade e networking. Eles proporcionam um espaço para a Theòs demonstrar suas soluções tecnológicas inovadoras para a gestão eclesial, sendo um ambiente propício para a Theòs fortalecer suas parcerias existentes e criar novas alianças estratégicas com outras empresas e organizações do setor católico”.
Patrocinadora Oficial dos Congressos Paróquias de Gestão Eclesial
A Theòs Sistemas Eclesiais além de presença confirmada e patrocinadora dos Congressos de Gestão Eclesial 2025, também contribuiu com a formação dos congressistas, “os temas abordados no Congresso de Gestão vão sobretudo, de encontro com as necessidades e dificuldades vividas por nossos clientes no dia a dia e que certamente, são compartilhadas por pastorais do dizimo e organizadores de eventos de paróquias e dioceses de todo o Brasil” enfatiza Klayton.
Os congressos aconteceram entre os dias 12 a 16 de março no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida em Aparecida. Foram 4 eventos: Congresso Nacional de Gestão Eclesial (CONAGE), Congresso Nacional de Secretaria Paroquial (CONASPAR), Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha (CONADIZ) e Seminário de Gestão Contábil e Financeira (ECONOMATUS). Prepare-se para participar você também da próxima edição!
Leia mais
Especialista em consultoria patrimonial, M2G2 estará presente nos Congressos de Gestão Eclesial
Theòs: A Tecnologia a Serviço da Igreja