Plano de contas

Contabilidade 82 visualizações

O plano de contas (COA) é a lista de todas as contas usadas para registrar transações financeiras no razão geral de uma organização.

As contas geralmente são listadas na ordem em que aparecem nos relatórios financeiros. Na maioria das vezes, eles são listados da seguinte forma:

• Contas de balanço

• Ativos
    • Responsabilidades
    • Capital próprio
  • Perda de lucro

• Renda
    • Despesa

Ao navegar no seu Plano de Contas, você pode filtrar as contas por número, na coluna da esquerda, e também agrupá-las por Tipo de Conta.

O país que você seleciona na criação de seu banco de dados (ou igreja adicional em seu banco de dados) determina qual Pacote de Localização Fiscal é instalado por padrão. Este pacote inclui um Plano de Contas padrão já configurado de acordo com os regulamentos do país. Você pode utilizá-lo diretamente ou configurá-lo de acordo com as necessidades da sua igreja.

Atenção

Não é possível modificar a localização fiscal de uma igreja depois que uma entrada de diário for lançada.

Para criar uma nova conta, acesse Contabilidade ‣ Configuração ‣ Plano de Contas , clique em Criar e preencha o formulário.

Cada conta é identificada por seu Código e Nome , que também indica a finalidade da conta.

Configurar corretamente o tipo de conta é fundamental, pois serve a vários propósitos:

• Informações sobre a finalidade e o comportamento da conta
  • Gerar relatórios jurídicos e financeiros específicos de cada país
  • Defina as regras para fechar um ano fiscal
  • Gerar entradas de abertura

Alguns tipos de conta exibem um novo campo para automatizar a criação de entradas de ativos , entradas de despesas diferidas e entradas de receitas diferidas .

Você tem três opções para o campo Automação :

1. Não: este é o valor padrão. Nada acontece.
  2. Criar em rascunho: sempre que uma transação é lançada na conta, uma entrada de rascunho é criada, mas não validada. Você deve primeiro preencher o formulário correspondente.
  3. Criar e validar: você também deve selecionar um modelo. Sempre que uma transação é lançada na conta, uma entrada é criada e imediatamente validada.

Selecione um imposto padrão que será aplicado quando esta conta for escolhida para a venda ou compra de um produto/serviço.

Alguns relatórios de contabilidade exigem que as marcas sejam definidas nas contas relevantes. Por padrão, você pode escolher entre as tags que são usadas pela Demonstração do Fluxo de Caixa .

Grupos de contas são úteis para listar várias contas como subcontas de uma conta maior e, assim, consolidar relatórios como o balancete .

Para criar um novo grupo de contas, abra a conta que deseja configurar como subconta, clique no seletor suspenso Grupo , selecione Criar e editar… , preencha o formulário e salve. Em seguida, defina todas as subcontas com o Grupo de contas correto.

Para exibir seu relatório de balancete com seus grupos de contas, vá para Contabilidade ‣ Relatórios ‣ Balancete , abra o menu Opções e selecione Hierarquia e subtotais .

Algumas contas, como contas feitas para registrar as transações de um método de pagamento, podem ser usadas para a reconciliação de lançamentos contábeis manuais.

Por exemplo, uma fatura paga com cartão de crédito pode ser marcada como paga se reconciliada com o pagamento. Portanto, a conta usada para registrar os pagamentos com cartão de crédito precisa ser configurada para permitir a reconciliação .

Para fazer isso, marque a caixa Permitir reconciliação e salve.

Não é possível excluir uma conta depois que uma transação foi registrada nela. Você pode inutilizá-los usando o recurso Obsoleto .

Para fazer isso, marque a caixa Obsoleto e salve.

Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte