Observe estas 6 qualidades
importantes:
1ª. Saiba acolher, ouvir, analisar e planejar em conjunto.
2ª. Saiba tomar decisões, envolver as pessoas e as tornarem apaixonadas pela proposta.
3ª. Saiba aconselhar, ser paciente, respeitar o tempo de cada um, importar-se com seus colaboradores.
4ª. Seja o canal por onde flui a informação, que ensina e motiva.
5ª. Saiba repreender, ter visão ampla dos sistemas e métodos.
6ª. Saiba partilhar os resultados com os demais, possuindo o carisma de unir as pessoas do time, etc.
É um erro acreditar que o líder nasça pronto. Esse pode ser formado, preparado para tal. As qualidades de um líder se refletem em comportamentos e estes, como sabemos, são questões de escolha. Todas as nossas atitudes devem ser pensadas e pesadas para que se alcance eficácia nos relacionamentos e empreendimentos. O bom líder, por exemplo, antes de irritar-se com facilidade e perder a paciência com sua equipe, procurará ouvir cada um, acolhendo suas ideias e sugestões, analisando-as e colocando-as em prática segundo a necessidade e o bem comum. Ele sabe que sua equipe é mais que o simples trabalho braçal, é cabeça pensante que pode contribuir e muito para alcançar o objetivo desejado.
Para os profissionais do secretariado paroquial o trabalho torna-se mais fácil quando o sacerdote apresenta a sua liderança e carisma bem desenvolvidos. Mas isso não isenta os secretários e secretárias de serem líderes em seus departamentos
Dicas
importante para auxiliar no trabalho e na formação do secretário(a) paroquial

Esses são apenas alguns poucos acontecimentos diários que podem auxiliar os profissionais em uma reflexão sobre sua conduta no ambiente de trabalho, e por consequência, cada um exercerá sua vocação com dignidade, proporcionando-lhe realização humana e profissional. Você ocupa uma função que exige liderança. Busque-a.
Por Aristides Luis Madureira - Diretor da Editora A Partilha