True

Você trabalha em equipe ou trabalha junto?
O trabalhar em equipe, diferentemente do trabalhar junto, exige a participação das pessoas em todos os processos do trabalho
9 abril, 2021 por
Você trabalha em equipe ou trabalha junto?
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda
  A compreensão das diferenças entre trabalhar em equipe e trabalhar junto é um desafio a ser vencido em quase todos os setores profissionais, seja em empresas com ou sem fins lucrativos. Para muitos profissionais, trabalhar em equipe é ter um grupo de pessoas dentro de uma mesma sala. Ledo engano. Para os profissionais do secretariado paroquial, cuja realidade de trabalho é na maioria das vezes solitária em sua sala, o espírito de coletividade e equipe torna-se ainda mais difícil ser compreendido.

O trabalhar em equipe, diferentemente do trabalhar junto, exige a participação das pessoas em todos os processos do trabalho. Não existe atividade mais ou menos importante a realizar, todas as tarefas o são. Faxineiros, cozinheiros, digitadores, coordenadores, sacerdotes, secretários(as), todos se tornam essenciais no trabalho em equipe; diferentemente do que encontramos no processo de trabalhar junto, onde o espírito de cooperação não é alimentado, onde as pessoas envolvidas não sabem por que fazem o que fazem. Isso gera o individualismo, as desconfianças, o autoritarismo e baixos resultados positivos.

O trabalho em equipe exige mais dos seus responsáveis. Esses devem trazer as qualidades e características de um líder.

Observe estas 6 qualidades importantes:

1ª. Saiba acolher, ouvir, analisar e planejar em conjunto.

2ª. Saiba tomar decisões, envolver as pessoas e as tornarem apaixonadas pela proposta.

3ª. Saiba aconselhar, ser paciente, respeitar o tempo de cada um, importar-se com seus colaboradores.

4ª. Seja o canal por onde flui a informação, que ensina e motiva.

5ª. Saiba repreender, ter visão ampla dos sistemas e métodos.

6ª. Saiba partilhar os resultados com os demais, possuindo o carisma de unir as pessoas do time, etc.

É um erro acreditar que o líder nasça pronto. Esse pode ser formado, preparado para tal. As qualidades de um líder se refletem em comportamentos e estes, como sabemos, são questões de escolha. Todas as nossas atitudes devem ser pensadas e pesadas para que se alcance eficácia nos relacionamentos e empreendimentos. O bom líder, por exemplo, antes de irritar-se com facilidade e perder a paciência com sua equipe, procurará ouvir cada um, acolhendo suas ideias e sugestões, analisando-as e colocando-as em prática segundo a necessidade e o bem comum. Ele sabe que sua equipe é mais que o simples trabalho braçal, é cabeça pensante que pode contribuir e muito para alcançar o objetivo desejado.

Para os profissionais do secretariado paroquial o trabalho torna-se mais fácil quando o sacerdote apresenta a sua liderança e carisma bem desenvolvidos. Mas isso não isenta os secretários e secretárias de serem líderes em seus departamentos

 

Dicas importante para auxiliar no trabalho e na formação do secretário(a) paroquial


Esses são apenas alguns poucos acontecimentos diários que podem auxiliar os profissionais em uma reflexão sobre sua conduta no ambiente de trabalho, e por consequência, cada um exercerá sua vocação com dignidade, proporcionando-lhe realização humana e profissional. Você ocupa uma função que exige liderança. Busque-a. 

Por Aristides Luis Madureira - Diretor da Editora A Partilha 

 




Você trabalha em equipe ou trabalha junto?
Micheli Ferreira
9 abril, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário