A qualificação no atendimento da paróquia
Qualifique o atendimento de sua paróquia com profissional comprometido
22 abril, 2021 por
A qualificação no atendimento da paróquia

O Batismo é a porta de entrada para a vida cristã, porém, tem-se muito escutado que na prática a Secretaria Paroquial é a porta de entrada para a comunidade: e é claro, a maioria das pessoas para alcançarem a graça Sacramental, passam primeiro pela Secretaria. Mas, se torna importante saber que ela não é apenas um lugar receptivo e de informação, mas também o lugar onde se encontra do setor administrativo da paróquia, os seus sistemas e processos buscando o planejamento, a organização, a direção e o controle das realizações da vida paroquial.

Então, entendemos que esta área da Gestão Eclesial, o Secretariado, necessita de mais cuidado e empenho dos seus gestores para que os seus fiéis encontrem ali segurança e confiança para encontrar o que se busca em uma comunidade. Como se diz: Acolher é Evangelizar.

O profissional do secretariado paroquial , além de ser o grande colaborador direto do pároco, atualmente, é o responsável pela administração de relações de trabalho e interpessoais .

Quem trabalha na Secretaria Paroquial não pode ser encarado como apenas um atendente para marcação de Missas e demais Sacramentos, um “tomador de notas” ou “digitador de textos”. Mas deve ser considerado um facilitadorgerenciando as informações e serviçoscontrolando os arquivos paroquiaiscuidando da agenda do sacerdote etomando as providências necessárias para que as decisões apresentadas pela Diocese/Paróquia sejam executadas com exatidão. São diversas tarefas a serem desempenhadas: administrativas, financeiras, sociais, pastorais e, até mesmo, missionárias.

A pessoa chamada a exercer o papel de secretário(a) paroquial deve compreender que a  Igreja é Corpo Místico de Cristo e a Paróquia pode ser entendida como a casa onde o local, acolhe os membros deste corpo. É fundamental que se desenvolva uma visão crítica e racional para esta atuação, porque não deve encarar a paróquia como se fosse apenas uma organização do ‘terceiro setor’.

8 características importantes para o profissional do secretariado paroquial:

1.     Postura aberta para mudanças;

2.     Facilidade ao se comunicar;

3.     Capacidade de coletar e sistematizar informações;

4.     Atitude para liderar, planejar, organizar e dirigir as tarefas de secretaria;

5.     Pensamento empreendedor;

6.     Discrição no ambiente externo e interno;

7.     Postura comportamental;

8.     Visão holística da realidade paroquial: conhecendo suas pastorais, movimentos, grupos, ministérios e comunidades.

A comunicação é uma das grandes pontes para que o anúncio chegue ao seu destino. Quanto mais se obtém a informação verdadeira, maior se torna a credibilidade de quem anuncia. O Secretariado Paroquial também comunica, e esse deve transmitir confiança a quem o recorre, é por isso que este profissional deve compreender o sentido da fé.

Quem está assumindo um papel tão importante no Secretariado Paroquial, deve entender que representa ali a própria Igreja, e por causa disso, além de uma formação técnica e profissional, este deve também conhecer sobre a doutrina, questões sacramentais e canônicas.

O Documento 100 (CNBB) nos fala no nº 262: “acolher melhor é uma tarefa urgente, especialmente das secretarias paroquiais, superando a burocracia, a frieza, a impessoalidade estabelecendo relações mais personalizadas. É importante escutar atentamente a demanda de cada pessoa, discernindo o que deve ser encaminhado, procurando deixar claras as razões do sim e do não, sempre por meio do diálogo paciente e respeitoso. Afinal, a secretaria paroquial é uma porta de entrada para a comunidade”.

André Luiz Moreira dos Santos é Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas.

22 abril, 2021