O Batismo é a porta de entrada para a vida cristã, porém, tem-se muito escutado que na prática a Secretaria Paroquial é a porta de entrada para a comunidade: e é claro, a maioria das pessoas para alcançarem a graça Sacramental, passam primeiro pela Secretaria. Mas, se torna importante saber que ela não é apenas um lugar receptivo e de informação, mas também o lugar onde se encontra do setor administrativo da paróquia, os seus sistemas e processos buscando o planejamento, a organização, a direção e o controle das realizações da vida paroquial.
O profissional do secretariado paroquial , além de ser o grande colaborador direto do pároco, atualmente, é o responsável pela administração de relações de trabalho e interpessoais .
Quem trabalha na Secretaria Paroquial não pode ser encarado como apenas um atendente para marcação de Missas e demais Sacramentos, um “tomador de notas” ou “digitador de textos”. Mas deve ser considerado um facilitador, gerenciando as informações e serviços, controlando os arquivos paroquiais, cuidando da agenda do sacerdote etomando as providências necessárias para que as decisões apresentadas pela Diocese/Paróquia sejam executadas com exatidão. São diversas tarefas a serem desempenhadas: administrativas, financeiras, sociais, pastorais e, até mesmo, missionárias.
A pessoa chamada a exercer o papel de secretário(a) paroquial deve compreender que a Igreja é Corpo Místico de Cristo e a Paróquia pode ser entendida como a casa onde o local, acolhe os membros deste corpo. É fundamental que se desenvolva uma visão crítica e racional para esta atuação, porque não deve encarar a paróquia como se fosse apenas uma organização do ‘terceiro setor’.
8 características importantes para o profissional do
secretariado paroquial:
1. Postura aberta para mudanças;
2. Facilidade ao se comunicar;
3. Capacidade de coletar e sistematizar informações;
4. Atitude para liderar, planejar, organizar e dirigir as tarefas de secretaria;
5. Pensamento empreendedor;
6. Discrição no ambiente externo e interno;
7. Postura comportamental;
8. Visão holística da realidade paroquial: conhecendo suas pastorais, movimentos, grupos, ministérios e comunidades.
A comunicação é uma das grandes pontes
para que o anúncio chegue ao seu destino. Quanto mais se obtém a informação
verdadeira, maior se torna a credibilidade de quem anuncia. O Secretariado Paroquial também comunica,
e esse deve transmitir confiança a quem o recorre, é por isso que este
profissional deve compreender o sentido da fé.
O Documento 100 (CNBB) nos fala no nº 262: “acolher melhor é uma tarefa urgente, especialmente das secretarias paroquiais, superando a burocracia, a frieza, a impessoalidade estabelecendo relações mais personalizadas. É importante escutar atentamente a demanda de cada pessoa, discernindo o que deve ser encaminhado, procurando deixar claras as razões do sim e do não, sempre por meio do diálogo paciente e respeitoso. Afinal, a secretaria paroquial é uma porta de entrada para a comunidade”.