Romeiro de 80 anos caminha há quase 5 anos de Pernambuco a Aparecida
Pedro Guedes deixou Caruaru-PE em outubro de 2017 em direção ao Santuário Nacional, no interior de São Paulo
12 janeiro, 2022 por
Micheli Ferreira - Promocat

Caminhando à beira das estradas, o aposentado Pedro Guedes, de 80 anos, vai carregando uma cruz nos ombros, com peso de 35 quilos, cheia de terços e fitinhas religiosas. Impossível contar quantos passos já foram dados por ele. Afinal, a romaria em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, começou há quase cinco anos, em Caruaru, Pernambuco.

A cura de uma trombose é o motivo que levou Pedro a realizar a romaria em agradecimento. Em 1º de outubro de 2017, ele partiu de Caruaru-PE em direção a Aparecida-SP. Desde então, já percorreu mais de três mil quilômetros e passou por seis estados (Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo).

"Fui ao médico, com as pernas todas inchadas, e ele disse: 'você está com trombose'. Eu falei que, se Deus quisesse, eu pagaria uma promessa. Levaria uma cruz do divino pai eterno e deixaria na casa da nossa mãe", contou.

Os terços e fitinhas, colocados na cruz, são de pessoas que encontraram Pedro pelo caminho. Além da cruz, ele carrega praticamente uma casa na bagagem. Há um carrinho em que está a barraca onde ele dorme, além de outros itens necessários para se manter durante a peregrinação. Ele conta com o apoio de voluntários e caminhoneiros, que, ao conhecerem a história, o ajudam com comida ou lugar para ficar, por exemplo.

Pedro já está na região do Vale do Paraíba, onde fica o Santuário Nacional de Aparecida. Por dia, ele caminha entre três e quatro quilômetros. A alguns quilômetros de chegar ao destino final, ele pretende deixar a cruz no Santuário e voltar para Caruaru de ônibus.

"Eu estou agradecendo a Deus. Não estou mais pedindo, estou já agradecendo a Ele pela cura, por tudo que me deu, meu exame de vida. Amém, graças a Deus", destacou.

Esta não é a primeira vez que Pedro Guedes faz uma peregrinação. Em 2007, ele fez uma que durou sete anos. Foi uma caminhada até o município de Trindade, em Goiás. Nessa romaria, foi carregando uma cruz de 50 quilos.

Com informações de G1

Micheli Ferreira - Promocat