True

Novena e Festa da Padroeira serão abertas ao público em Aparecida
Celebrações serão multiplicadas e vão ocorrer simultaneamente em diversos espaços do Santuário Nacional
9 setembro, 2021 por
Novena e Festa da Padroeira serão abertas ao público em Aparecida
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda
A Novena e Festa da Padroeira do Brasil de 2021 vai contar com a presença dos devotos em Aparecida (SP). Os tradicionais festejos serão realizados de 03 a 12 de outubro no complexo do Santuário Nacional. Seguindo as determinações sanitárias, as celebrações vão acontecer com capacidade reduzida, acesso controlado e triagem com verificação de temperatura e higienização das mãos.

Para acolher os peregrinos, o número de missas será multiplicado durante o período festivo. Os locais de celebrações também foram ampliados.

“Diferente do ano passado, quando decidimos organizar uma festa mais restritiva por causa do agravamento da pandemia, e porque ainda não tínhamos vacinas seguras, neste ano teremos dois lugares de celebração: a própria Basílica e o Centro de Eventos, localizado no pátio do próprio Santuário”, detalha o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Só será permitida a entrada com uso de máscara, que deve ser utilizada durante todo o rito e em todo o complexo do Santuário. No espaço das celebrações, sinalizações indicam onde os devotos devem se sentar durante as missas. “Continuamos seguindo nossos protocolos de higiene, segurança e distanciamento social”, esclarece.

Programação 

Durante o período, nos dias úteis, nove celebrações litúrgicas serão disponibilizadas para os devotos que estiverem em Aparecida. Aos sábados e domingos, o número de cerimônias aumenta para 13. Já no dia 12 de outubro, data dedicada à Padroeira, 14 momentos oracionais vão acolher os fiéis no complexo do Santuário.

Além das celebrações abertas aos fiéis, a programação também traz outras novidades. A tradicional Carreata, que não aconteceu em 2020, retornará ao calendário festivo.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora vai percorrer as ruas de Aparecida em carro aberto. Os devotos poderão acompanhar, desde que dentro de seus veículos ou das janelas das vias em que o cortejo vai passar.

Assim como no ano passado, atividades que geram aglomeração foram canceladas. Momentos tradicionais como procissões, passeio ciclístico e a Vigília Mariana não vão acontecer em 2021.

A programação completa está disponível em www.a12.com/padroeira.

Tema

Neste ano, as celebrações terão como tema: “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança”. A temática recorda o percurso bíblico feito durante as celebrações da Padroeira de 2020, e que deve seguir pelas próximas edições. “Com a Bíblia na mão, tendo o Êxodo como referência decisiva, queremos percorrer as etapas significativas na história de libertação que Deus ofereceu ao seu povo eleito”, recorda o reitor.

Além do tema principal, outros assuntos vão conduzir as reflexões durante os dias festivos. “Sempre vinculados à figura de Nossa Senhora, os temas de cada dia da Novena tratarão, entre outros assuntos, Êxodo e a Aliança com Deus, Igreja-povo de Deus, Mandamentos, bem-aventuranças, misericórdia samaritana, São José e Igreja Doméstica, meio ambiente, Eucaristia e unidade com o Papa Francisco”, explica.

Celebrações à distância

Mesmo de casa, os fiéis são convidados a participarem da Novena e Festa. As principais celebrações serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube), pela Rede Aparecida de Comunicação (Rádio, TV e Portal) e Aplicativo Aparecida. “O nosso desejo é que cada família transforme seu lar em um Santuário”, aspira padre Eduardo.

Também pela internet, os fiéis poderão enviar intenções de oração para as celebrações festivas. Os pedidos poderão ser enviados por meio do site www.a12.com/intencao.

Com informações de Victor Hugo Barros - Imprensa Santuário Nacional 
 

Novena e Festa da Padroeira serão abertas ao público em Aparecida
Micheli Ferreira
9 setembro, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.