True

Natal: tempo da comunicação de Deus
Natal é, por excelência, o tempo da comunicação de Deus, se revelando a nós pelo nascimento de Seu filho
10 dezembro, 2021 por
Natal: tempo da comunicação de Deus
Micheli Ferreira - Promocat
Nenhum Comentário Ainda

O tempo do Natal do Senhor se aproxima de nós e as reflexões sobre ele nos cercam. A espiritualidade desse tempo é forte e essencial, o ápice para a fé de todo cristão batizado.

Celebrar e reviver anualmente esse ciclo de esperança e vida nova é acreditar que Deus se comunica conosco e continua a nos transmitir sua Palavra Viva e atual para os dias de hoje.

A comunicação de Deus é um processo que visa e busca a Salvação do povo escolhido. Durante todo o tempo que se transcorre no Antigo Testamento, Deus buscou se comunicar com os homens, através de pessoas escolhidas por Ele. Profetas e mensageiros, muitos foram os escolhidos, para anunciar um caminho e uma verdade que viria a ser a salvação.


O processo de comunicação na história da salvação contou com muitos emissores da mensagem divina. Dentre tantos podemos destacar alguns como:

Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. (Números 24,17)

ZACARIAS: Exulta de alegria, filha de Sião, rejubila, filha de Jerusalém! Vem a ti teu rei. Ele é justo e vitorioso. Humilde, está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9,9)

JEREMIAS: “Eis que virão dias – oráculo de Javé – nos quais suscitarei a Davi um germe justo, que reinará como rei; será sábio e exercerá o direito e a justiça sobre a terra. Em seus dias, Judá será salvo e Israel terá segurança em sua morada; este será o nome com que o chamarão: ‘Javé-nossa justiça’ ". (Jeremias 23,5-6)

MIQUEIAS: "Ele se porá de pé e apascentará seu rebanho com a força de Javé, com a majestade do Nome de Javé, seu Deus. Habitarão seguros, porque ele então será grande até os extremos confins da terra.” (Miqueias 5,3)

SAMUEL: Pois, quando você morrer e for sepultado com seus antepassados, escolherei um de seus filhos, de sua própria descendência, e estabelecerei seu reino.Ele é que construirá uma casa para meu nome, e estabelecerei seu trono para sempre. (2 Samuel 7:12-13)

ISAIAS: O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. (Isaías 61,1)

JOÃO BATISTA: “Aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia de suas sandálias” (Jo 1,27)  “Eu sou a voz de quem grita no deserto: Endireitai o caminho para o Senhor!”. (Jo 1, 23)

O nascimento de Jesus, é o ponto mais alto dentro desse processo comunicativo de Deus. O que encontramos no primeiro capítulo do livro de Gênesis, no qual Deus verbalizava as ações, encontramos também no primeiro capítulo do evangelho de João, no novo testamento, o qual o verbo de Deus tornou-se o Verbo de Deus encarnado.

O evento Jesus de Nazaré faz o verbo ação ser o Verbo vivo de Deus. Aquele que estava no momento da criação, se fez criatura: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito […]” (cf. Jo1-14).

A Palavra, Verbo divino, se encarnou e habitou entre os viventes, (cf.Jo1,14). No hebraico usa-se o termo Shekhinah, "habitação", "assentamento". O Senhor visitou seu povo e fez sua morada entre os homens. Do grego, Kenosis, “esvaziamento” por todo o povo, Deus deixa sua grandeza para se fazer pequeno, pelos pequenos. Para falarmos do cerne desse processo comunicativo de Deus, podemos usar as palavras de São Paulo: “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês; para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos” (2 Coríntios 8,9).

Natal é, por excelência, o tempo da comunicação de Deus, se revelando a nós pelo nascimento de Seu filho. Se faz Emanuel, (hebraicoעמנואל, Deus Conosco, Immanu'El), Deus que vive conosco. Sua revelação nos pede e nos chama a sermos nós hoje os comunicadores por excelência da Boa Nova de Cristo. Profetas em um novo tempo, em novas linguagens, em novos meios, mas com a mesma mensagem.

       Leia mais:
Campanha da Fraternidade 2022 e o Pacto Educativo Estadual


Papa Francisco, no dia 21 de setembro de 2013, na Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais nos disse: “Neste contexto da comunicação, todos nós enfrentamos juntos um desafio, e a questão principal não é de ordem tecnológica. Devemos interrogar-nos: Somos nós capazes, neste campo também, de levar Cristo, ou melhor, de levar ao encontro de Cristo? Somos capazes de comunicar o rosto de uma Igreja que seja a ‘casa’ para todos?”

Esse mundo digital cria para nós “(...) uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercambio entre pessoas, bem como de aceso à informação e ao conhecimento”. (Christus Vivit, n.87)

O tempo do Natal nos pede para que, com a vinda de Jesus, sejamos nós também como Ele, assumindo nossa pequenez. Amemos os outros como a Deus, servindo os que precisam de nós.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2,5-8).

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia de Jerusalém.  (Ed. Revista). São Paulo: Paulus, 2002

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2019. Disponível em : <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html>.

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/september/documents/papa-francesco_20130921_plenaria-pccs.html

Natal: tempo da comunicação de Deus
Micheli Ferreira - Promocat
10 dezembro, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.