É publicado subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022
Material da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 foi preparado pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio
12 julho, 2021 por
É publicado subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos publicou o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O material foi elaborado pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio. O tema é: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2).

O grupo de redação local teve sede principal no Líbano. Por causa da pandemia, a reuniões foram virtuais  e os projetos para a finalização dos textos foram enviados virtualmente.

“Os cristãos do Oriente Médio encontraram na ‘estrela’ uma imagem da vocação cristã. A estrela era o sinal que guiou os Magos de lugares distantes e de diversas culturas para o menino Jesus e representa uma imagem de como os cristãos se unem em comunhão entre si enquanto se aproximam de Cristo”, explica o Pontifício Conselho em seu site.

O órgão acrescenta que os cristãos devem ser um símbolo como a estrela, que conduz todos os povos a Cristo. Na oração comum, explica, os cristãos trocam os dons e se tornam sinal da unidade que Deus deseja para toda a criação.

“Somos gratos pelo trabalho do Conselho das Igrejas do Oriente Médio, que produziu este subsídio apesar dos terríveis desafios enfrentados pelo povo libanês em 2020”, conclui.

O material apresentado constitui o texto internacional para a Semana de Oração. O texto adaptado nacional pode ser obtido junto à Conferência Episcopal ou ao Sínodo da Igreja em cada país.

Acesse aqui o subsídio em português

Sobre a Semana de Oração

A Semana é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas em caráter mundial, mas em datas diferentes.

No hemisfério Norte, celebra-se tradicionalmente de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson. Era o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. Já no Hemisfério Sul, a Semana é lembrada durante o período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. A sugestão foi do movimento Fé e Ordem, em 1926.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pelas iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Com informações de Canção Nova

12 julho, 2021