Catequese hoje: o que é catequese? para que serve?
O que é catequese? para que serve?
30 agosto, 2021 por
Catequese hoje: o que é catequese? para que serve?

Ainda hoje muita gente não sabe o que é de fato catequese. É triste, mas para alguns é somente um “cursinho” da Igreja Católica, na qual as famílias “matriculam” seus filhos porque são católicos, e todo católico deve fazer, para certificar que é de fato um católico. Total engano… Catequese é muito mais que isso. É educação para a fé. Fé que supostamente se aprende em casa, com pai, mãe, família.

Ela vai reforçar e aprofundar esses ensinamentos, ela tem a função de regar aquela sementinha plantada pela família, para que esta floresça e dê bons frutos. Já se sabe que a catequese vem desde o ventre materno, também se entendeu que não é mais possível intervalos entre um sacramento e outro, que é necessária uma catequese permanente, de continuidade, aliás, seu objetivo não é só o Sacramento em si. Terminou o sacramento e acabou. É MISSÃO, missão para formar novos discípulos missionários, evangelizar e nos prepara como cristãos para o encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo.

O que ensina a catequese?

Na catequese se fala o que ensina a Igreja, a doutrina, a tradição da Igreja, e sobretudo do amor de Deus. Ninguém está autorizado a falar o seu ponto de vista particular, sua opinião pessoal. Na igreja e nos encontros só se fala em nome de Deus e o que a Igreja ensina. E quem são essas pessoas que falam em nome da igreja? Catequista é aquela pessoa que recebe e aceita o chamado de Deus para a Catequese, aquela pessoa que já fez seu encontro pessoal com Jesus e agora tem a missão de ser um facilitador e conduzir o outro – seu catequizando – seja ele criança, jovem ou adulto a ter esse mesmo encontro com o Cristo Jesus.

E o que é preciso para ser um bom catequista?

Um bom Catequista é aquele ou aquela que tem suas obrigações de rotina mas, que arruma um tempo para se dedicar aos encontros, preparar com carinho e antecedência cada encontro, participar das reuniões, das formações.

O catequista além de todo amor envolvido na catequese, com os catequizandos e suas famílias – sim, as famílias, porque estas, na maioria das vezes, não tiveram contato mínimo com a catequese e as coisas de Deus, e consequentemente, não tem o que transmitir aos seus filhos, eles também precisam ser catequizados. Para ser um bom catequista acima de tudo é preciso amor. Amor às criaturas de Deus, amor às coisas de Deus.

Também é preciso comprometimento. Não é possível um catequista individualista, aquele que só faz o que quer, que não se atualiza, que não faz o básico para um encontro de excelência na catequese. Catequista nem tão pouco Catequese é um trabalho voluntário da igreja, que você faz quando e como pode. É MISSÃO… E missão quando a gente aceita, a gente assume sem nenhum MASSS…. Na catequese de hoje, é unanime a afirmação… quem é catequista já há alguns anos, e se acha experiente, sabe tudo, está completamente enganado – este catequista esta sim, desatualizado, ultrapassado. A Catequese hoje exige FORMAÇÃO PERMANENTE, uma catequese que venha desde o ventre materno até a fase adulta, sem interrupções, para assim formar os discípulos missionários que nossa igreja tanto almeja.

Por Andreia Canassa

30 agosto, 2021