10 novembro, 2021 por
15 ideias para usar o tempo extra do seu encontro de catequese

As vezes nós enfrentamos alguns problemas na organização do tempo dos nossos encontros, e acabamos tendo alguns espaços de silêncio no meio das atividades ou até terminamos mais cedo por falta de ideias na última hora.

Aqui temos algumas  sugestões para aqueles momentos extras que ocorrem no início ou no final - ou mesmo no meio - de nossos encontros de catequese ou até mesmo reuniões.

Esses momentos extras são ideais para reconsiderar, revisar e refletir sobre os assuntos importantes e  profundos que podem ser repetidos.

Dinâmica para a volta da catequese presencial

1. QUEM É : Atue em cena envolvendo uma pessoa bíblica. (Você, como catequista, pode fazer isso ou pode convidar cada um dos alunos a representar uma história diferente.) Convide os que estão assistindo a adivinhar quem é a pessoa e por que ela é lembrada nas Escrituras.

2. CRIE FRASES: Escreva três substantivos no quadro e peça a pequenos grupos de crianças ou jovens que os combinem em uma frase (por exemplo, Moisés, Deus, Dez Mandamentos).

3. CONTE VOCÊ: Conte uma história das Escrituras que você estudou em, com uma linha inicial como: "Era uma vez uma pessoa no Antigo Testamento chamada ..." Sente-se em um círculo e peça à pessoa à sua direita para continuar a história adicionando a próxima frase. Continue ao redor do círculo.

4. FAÇA VOCÊ: Convide seus alunos a dar títulos novos e originais às histórias da Bíblia que estudaram.

5. “QUEM SOU EU: Quem sou eu?” Afixe um cartão com o nome de uma pessoa bíblica nas costas de cada pessoa. Peça aos membros para descobrirem quem são, fazendo perguntas a outras pessoas do grupo que só possam ser respondidas com sim ou não.

6. FAZER MEMÓRIA: Faça um jogo de associação de palavras. Convide as crianças ou jovens a anotar a primeira palavra que vem à mente quando ouvem uma palavra, como Adão, Deus, oração, cruz, Jesus, igreja, etc. Use palavras que desempenham um papel importante em sua sessão de estudo ou História das Escrituras.

7. REPORTER: Convide as crianças para serem repórteres e fazerem “entrevistas na calçada” com os personagens principais das histórias favoritas das Escrituras. Peça fatos e detalhes, mas não se esqueça de sentimentos e convicções.

8. PENSANDO EM...: O líder diz: “Na Bíblia, leio sobre algo que começa com A. Quem pode me dizer o que estou pensando?” O indivíduo que adivinha corretamente se torna o líder e continua com a próxima letra do alfabeto.

9. LECTIO DIVINA: Leia uma passagem ou seção de uma história da Bíblia e convide seus alunos a adivinhar o nome da história, do que se trata ou quem está falando.

10. TEATRO BÍBLICO: Jogue charadas da Bíblia. Divida em duas equipes e represente histórias das Escrituras.

Mantenha as ideias acima bem guardadas em seus planejamentos e  use-as quando houver necessidade, para aproveitar bem esses momentos extras.

Texto Adaptado pela Redação Catequistas Brasil
10 novembro, 2021