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O marketing digital e a missão paroquial
Construa uma rede de relacionamento utilizando o marketing digital para contribuir com a missão paroquial
14 maio, 2021 por
O marketing digital e a missão paroquial
Micheli Ferreira
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Trabalhar com o marketing me fascina porque por meio dele, posso atender diversos clientes, em segmentos diferentes, mas com o mesmo objetivo: comunicar-se com o seu público-alvo. Contudo, na Igreja também não é diferente, porque pelo simples fato de contribuir para inserção e a utilização de ferramentas em marketing, merece atenção mais apropriada para oferecer o melhor serviço pelos meios de comunicação.

O que percebemos neste momento, é a mudança de um paradigma, quando o Outbound Marketing (conhecido por empurrar produtos e serviços para as pessoas) passou a ser o Inbound Marketing. E para entender essa premissa básica que rege o Inboud Marketing, subentende-se que o sujeito ‘precisa ganhar o interesse do seu cliente ao invés de simplesmente tentar comprá-lo’. O que na realidade, nada mais é do que, para conquistar a atenção das pessoas, é necessário criar conteúdo de qualidade e as táticas de marketing online, ajudarão a realizar essa ação.

Marketing Digital 

O marketing digital é a aplicação de estratégias de marketing implementadas no ambiente digital. Isso explica como o advento da internet vem construindo e contribuindo para que a “marca” Igreja seja explorada de forma apropriada nesse universo interativo.

Com a visibilidade da “Web 2.0”, vem capacidade de compartilhar informações facilmente por meio das redes sociais que permitem a troca instantânea de opiniões sobre serviços, produtos e marcas. Ficou claro que com isso, a internet assumiu um papel muito importante na vida das pessoas. O resultado é que nós pesquisamos sobre tudo através dela. E por que não pesquisar inspirações sobre conteúdo religioso?

Você, gestor(a) religioso(a), precisa estar ciente que as estratégias e táticas do marketing digital pode colaborar para fortalecer a “marca” da instituição que você pertence e os líderes também podem usar essas estratégias a seu favor para divulgar o seu trabalho.

Quando falamos em termos de estratégia, a primeira coisa que precisa ser definida é o objetivo que você espera atingir por meio das ações realizadas.

No ambiente religioso, podemos pensar em:

  • Levar a Palavra de Deus às pessoas;

  • Convidá-las para participarem das programações;

  • Divulgar as datas de eventos e convidar as pessoas;

  • Divulgar imagens e os principais acontecimentos durante esses eventos.

Observe que para cada objetivo é importante pensar em uma tática. Inicialmente, vamos focar em ações que você pode realizar no Facebook e Instagram.

Você pode recomendar a criação de um grupo responsável por realizar a curadoria de conteúdo, ou seja: alguém responsável pela busca de conteúdo, pela agenda de publicação e pela arte (colocar os versículos em um layout). Todas essas ações precisam ser mensuradas. No final de cada mês, analisar a relevância dos conteúdos publicados, é importante se atentar ao número de visualizações que elas tiveram, compartilhamentos e curtidas. Isso ajuda a verificar se as pessoas estão se identificando.

No início desse trabalho é comum experimentar diferentes horários de publicação, mas com o tempo é possível analisar o relatório que o Facebook disponibiliza para identificar os principais horários que as pessoas estão nela.

Exemplo detalhado 

Quando falamos em levar a Palavra de Deus às pessoas, podemos pensar em publicações com versículos. A ideia é que as pessoas leiam os versículos e além de curtirem, compartilhem. Ou seja, mais pessoas poderão ser impactadas por este conteúdo.

Além de publicar na fã page, ou perfil de Facebook, é possível colocar também no Instagram.

No Instagram, rede social de compartilhamento de imagens, é fundamental usar as hastags (#). Você pode publicar a imagem com o versículo e usar #Paróquia, #Igreja, #Versículo e outras que precisam estar em conformidade com o conteúdo da publicação.

As pessoas usam as hastags para procurar conteúdos de interesse. Ou seja, quem buscar por #Paróquia, por exemplo, poderá ver a sua publicação e ser impactada por ela.

No Facebook é possível pensar em várias ações 

Se você pároco, leitor o aquele que ocupa coordenação ou liderança em alguma pastoral, principalmente, a Pastoral da Comunicação (Pascom), use o seu perfil pessoal para divulgar programações das atividades da sua comunidade. Publique fotos, marque o local onde estava, isso estimula a interação das pessoas. 

No caso da Fã Page, é possível criar uma página no Facebook com o nome da igreja, grupo de jovens e assim por diante. Esses passos se já foram concretizaram, então, é momento de intensificar sua ação no rede social.

Quando iniciamos uma estratégia de comunicação em redes sociais, é comum criarmos uma agenda, um plano com os objetivos e retorno esperado. É importante acompanhar os resultados e fazer ajustes sempre que necessário.

Entretanto, Para que uma estratégia no ambiente digital dê resultados é necessário levar duas coisas em consideração: relevância e constância.

A dica é: se você mantiver uma agenda de três publicações por dia, a chance das pessoas verem o conteúdo é maior, com isso, atrairá mais pessoas interessadas no que você está publicando.

Portanto, o ambiente digital, é propício para impulsionar a sua estratégia de comunicação. Além disso, torna-se uma poderosa ferramenta para evangelização, aproveitando a liberdade que o internauta possui quando este fiel acompanha o dia a dia da comunidade. Mas é importante que, ao utilizar a internet e as redes sociais, busque também apoio profissionalizado para que sua “marca” tenha o alcance cada vez mais próxima do seu público.

Priscila Stuani é formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Com mais de 7 anos de experiência em marketing no mercado de serviços B2B, tive interação com várias áreas de negócios, como RH, administração, relacionamento com o cliente, parcerias e novos negócios. Atualmente, responsável pelo Marketing da ‘Happy Melly Brazil’, Presidente do projeto Implantando Marketing, blogueira, apoiadora do ‘Social Brunch’ e amante do Marketing de conteúdo, criou o ‘Negócios em Detalhe’ para impulsionar negócios e carreiras. 

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14 maio, 2021
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