23 setembro, 2021 por
Micheli Ferreira - Promocat

O cenário atual em que nos encontramos é repleto de ações no meio digital, a globalização com a internet favoreceu e vem nos auxiliando constantemente com ferramentas e plataformas que propõem auxiliar em quase, ou quem sabe todas as atividades do nosso dia a dia.

Na Igreja e na Evangelização não é diferente, sabemos nós que a mensagem do Verbo é fecunda e se atualiza constantemente em nós e em nosso meio. Porém, podemos afirmar que também dentro dos muros e paredes eclesiais, assim como nos grupos de pastorais, as ferramentas de marketing digital, já se fazem presentes, e muito! São grandes auxiliadoras na obra evangelizadora.

Acompanhamos o crescimento da comunicação católica, através das rádios, o crescimento das TV’s, sites e blogs, canais de vídeo e páginas em todas as plataformas digitais.

Essas ferramentas são grandes auxílios que temos em mãos para fazer ecoar a mensagem de Cristo. Esse mundo digital cria para nós, “(...)uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercambio entre pessoas, bem como de aceso à informação e ao conhecimento”. (Christus Vivit, n.87)

O Marketing Digital é comporto por diversas ferramentas, sejam elas plataformas, sites, apps ou redes sociais. São os novos locais para que a evangelização aconteça de forma eficaz e eficiente.

Cabe a nós em nosso contexto pastoral e eclesial pesquisar e pensar bem qual se adapta melhor as minhas necessidades pastorais, para que a Mensagem do Verbo alcance mais fiéis.

Para isso é necessário pensarmos em:

• Para quem queremos falar?

• Por que falaremos?

• O que queremos falar?

• Onde falaremos?

Sabemos que o centro da mensagem é a Ressurreição e a Boa Nova, como nos diz o Papa Francisco na Exortação Evangelli Gaudium: “A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria?”

Nós como comunicadores em nossas paróquias devemos pensar, quem queremos atingir com a mensagem e as redes e plataformas escolhidas, jovens, mães, casais, crianças? Qual é o público que estou buscando atingir por primeiro, para que o Anúncio seja fecundo.

É importante ter em mente que o que vamos comunicar, algum evento (festa, encontro, celebração, reunião), mensagem para evangelização, campanhas (oração, dízimo, benfeitorias), busca de novos dizimistas.

Depois podemos pensar em qual melhor formato: uma arte? Uma foto? Um vídeo ou quem sabe uma live? Esse é um ponto importante para os comunicadores católicos poderem desenvolver habilidades e buscar conhecimentos para bem efetuar as atividades. Tendo em vista sempre o centro da mensagem, Jesus Cristo, sendo a fala ou o texto, ou até mesma as imagens, para que se comuniquem por si só, levando a mensagem de forma limpa e clara.

Depois passamos para analisar qual dos meios disponíveis no mundo digital se faz mais eficaz para tingir o público. Importante ter em primeiro fundo a mensagem do Papa Francisco para termos responsabilidade com as redes sociais: “Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem. [...] Vamos construir uma verdadeira cidadania na rede e que a rede digital não seja um lugar de alienação”.

Temos de fácil acesso para nossas paróquias, comunidades e grupos, nós encontramos diversas redes sociais:

• Facebook: Postagens para um publico mais adulto e de fácil compartilhamento.

• Instagram: público jovem, destinado para mensagens, eventos, promoções e vendas.

• Youtube: Público jovem que busca  criação de conteúdo.

• StreamYard: uma plataforma especializada em lives, para eventos digitais.

• Spotify: Ótimo para Podcast para jovens e adultos.

• Entre outros ...

É importante para esse trabalho que a equipe de PASCOM, ou o responsável pela comunicação busque os conhecimentos necessários para realizar bem essas tarefas.

Papa emérito Bento XVI em uma mensagem pelo dia das comunicações em 2009 nos disse: “O anúncio de Cristo, no mundo das novas tecnologias, supõe um conhecimento profundo dessas tecnologias para chegar a uma conveniente utilização”. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, nos diz também que: “para evangelizar na sociedade contemporânea é indispensável compreender as novas linguagens e práticas vivenciadas, a fim de inculturar a mensagem do Evangelho na cultura digital” (n.182).

Tenhamos sempre em mente que devemos levar Jesus e sua Palavra a todos e por todos os meios, para que mais pessoas possam ser tocadas e movidas a terem um encontro verdadeiro com o Senhor.

Que o foco de nossas ações seja sempre atrair fiéis para a permanência e presença na comunidade viva, o mundo digital é o meio que temos para atrair os envolvidos e tocados pelo Amor de Cristo, o comunicador por excelência.

Referências:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99. Brasília: CNBB, 2014.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2019. Disponível em <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html>. Acesso em: 30 Ago. 2021.

FRANCISCO. Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”: A alegria do Evangelho sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2013.

Douglas Reis é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera de Taubaté, em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena e pós-graduado em Marketing e Negócios pela UNIFATEA. Catequista e leigo engajado em pastorais na Arquidiocese de Aparecida.

Micheli Ferreira - Promocat
23 setembro, 2021