True

Marketing Digital como ferramenta em favor da evangelização!
Essas ferramentas são grandes auxílios que temos em mãos para fazer ecoar a mensagem de Cristo
23 setembro, 2021 por
Marketing Digital como ferramenta em favor da evangelização!
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

O cenário atual em que nos encontramos é repleto de ações no meio digital, a globalização com a internet favoreceu e vem nos auxiliando constantemente com ferramentas e plataformas que propõem auxiliar em quase, ou quem sabe todas as atividades do nosso dia a dia.

Na Igreja e na Evangelização não é diferente, sabemos nós que a mensagem do Verbo é fecunda e se atualiza constantemente em nós e em nosso meio. Porém, podemos afirmar que também dentro dos muros e paredes eclesiais, assim como nos grupos de pastorais, as ferramentas de marketing digital, já se fazem presentes, e muito! São grandes auxiliadoras na obra evangelizadora.

Acompanhamos o crescimento da comunicação católica, através das rádios, o crescimento das TV’s, sites e blogs, canais de vídeo e páginas em todas as plataformas digitais.

Essas ferramentas são grandes auxílios que temos em mãos para fazer ecoar a mensagem de Cristo. Esse mundo digital cria para nós, “(...)uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercambio entre pessoas, bem como de aceso à informação e ao conhecimento”. (Christus Vivit, n.87)

O Marketing Digital é comporto por diversas ferramentas, sejam elas plataformas, sites, apps ou redes sociais. São os novos locais para que a evangelização aconteça de forma eficaz e eficiente.

Cabe a nós em nosso contexto pastoral e eclesial pesquisar e pensar bem qual se adapta melhor as minhas necessidades pastorais, para que a Mensagem do Verbo alcance mais fiéis.


Para isso é necessário pensarmos em:

  • Para quem queremos falar?

  • Por que falaremos?

  • O que queremos falar?

  • Onde falaremos?

Sabemos que o centro da mensagem é a Ressurreição e a Boa Nova, como nos diz o Papa Francisco na Exortação Evangelli Gaudium: “A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria?”

Nós como comunicadores em nossas paróquias devemos pensar, quem queremos atingir com a mensagem e as redes e plataformas escolhidas, jovens, mães, casais, crianças? Qual é o público que estou buscando atingir por primeiro, para que o Anúncio seja fecundo.

É importante ter em mente que o que vamos comunicar, algum evento (festa, encontro, celebração, reunião), mensagem para evangelização, campanhas (oração, dízimo, benfeitorias), busca de novos dizimistas.

Depois podemos pensar em qual melhor formato: uma arte? Uma foto? Um vídeo ou quem sabe uma live? Esse é um ponto importante para os comunicadores católicos poderem desenvolver habilidades e buscar conhecimentos para bem efetuar as atividades. Tendo em vista sempre o centro da mensagem, Jesus Cristo, sendo a fala ou o texto, ou até mesma as imagens, para que se comuniquem por si só, levando a mensagem de forma limpa e clara.

Depois passamos para analisar qual dos meios disponíveis no mundo digital se faz mais eficaz para tingir o público. Importante ter em primeiro fundo a mensagem do Papa Francisco para termos responsabilidade com as redes sociais: “Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem. [...] Vamos construir uma verdadeira cidadania na rede e que a rede digital não seja um lugar de alienação”.

Temos de fácil acesso para nossas paróquias, comunidades e grupos, nós encontramos diversas redes sociais:

  • Facebook: Postagens para um publico mais adulto e de fácil compartilhamento.

  • Instagram: público jovem, destinado para mensagens, eventos, promoções e vendas.

  • Youtube: Público jovem que busca  criação de conteúdo.

  • StreamYard: uma plataforma especializada em lives, para eventos digitais.

  • Spotify: Ótimo para Podcast para jovens e adultos.

  • Entre outros ...

É importante para esse trabalho que a equipe de PASCOM, ou o responsável pela comunicação busque os conhecimentos necessários para realizar bem essas tarefas.

Papa emérito Bento XVI em uma mensagem pelo dia das comunicações em 2009 nos disse: “O anúncio de Cristo, no mundo das novas tecnologias, supõe um conhecimento profundo dessas tecnologias para chegar a uma conveniente utilização”. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, nos diz também que: “para evangelizar na sociedade contemporânea é indispensável compreender as novas linguagens e práticas vivenciadas, a fim de inculturar a mensagem do Evangelho na cultura digital” (n.182).

Tenhamos sempre em mente que devemos levar Jesus e sua Palavra a todos e por todos os meios, para que mais pessoas possam ser tocadas e movidas a terem um encontro verdadeiro com o Senhor.

Que o foco de nossas ações seja sempre atrair fiéis para a permanência e presença na comunidade viva, o mundo digital é o meio que temos para atrair os envolvidos e tocados pelo Amor de Cristo, o comunicador por excelência.


Referências:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99. Brasília: CNBB, 2014.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2019. Disponível em <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html>. Acesso em: 30 Ago. 2021.

FRANCISCO. Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”: A alegria do Evangelho sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2013.               

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-06/intencoes-de-oracao-do-papa-para-junho-de-2018.html

Douglas Reis é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera de Taubaté, em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena e pós-graduado em Marketing e Negócios pela UNIFATEA. Catequista e leigo engajado em pastorais na Arquidiocese de Aparecida.

Marketing Digital como ferramenta em favor da evangelização!
Micheli Ferreira
23 setembro, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.