True

O segredo do sucesso
Descubra que para ter sucesso é preciso conhecer os segredos da vida

Outro dia estive no Mercado de Aracaju. Ali você encontra quase de tudo. O que mais me chamou a atenção foi o artesanato local. Meus olhos pararam diante de uma pequena e intrigante caixinha de madeira, habilmente confeccionada. Inicialmente não entendi a utilidade do artefato. A moça da lojinha observava minha curiosidade e sorria discretamente. Após alguns minutos aproximou-se e perguntou: “Gostou? Quer levar?” Respondi que não entendia a utilidade daquilo. Ela apontou para um orifício fechado com um vidro que permitia ler no interior da caixa: “Abra se for capaz”. Aceitei o desafio e comecei a procurar o modo correto de abrir a caixa. Não poderia ser muito difícil. Sei que Deus me dotou de alguma inteligência. Estudei tanto na vida. Sou professor e conferencista. Não teria dificuldade para abrir uma mera “caixinha mágica”.

Passaram-se alguns minutos e, sem conseguir resolver o enigma, perguntei à vendedora: “Quanto custa esta caixinha?” Ela respondeu: “Depende. Fechada, cinco reais. Aberta custa vinte e cinco”. Achei aquilo um insulto à minha esperteza. Não iria pagar vinte reais por uma informação privilegiada. Eram dez horas da manhã. A moça disse em tom profissional: “Senhor, fique tranquilo, a loja fica aberta até seis da tarde”.

Resultado: deixei vinte e cinco reais no Mercado de Aracaju. Mas a lição que aprendi vale muito mais que isso. Não basta estar disposto a abrir a mente ou o coração. Para ter sucesso não é suficiente querer abrir as mãos. É preciso conhecer o segredo: como abrir as caixinhas da vida! Se concordamos que amar é abrir o coração, então existem saberes necessários para amar do jeito certo. Precisamos conhecer as “razões do amor”. Defendo a ideia de um amor inteligente.

Você resolve doar parte de seus bens para os pobres. Claro que isso é um gesto nobre de amor. É caridade. É solidariedade. Mas será inteligente jogar sua fortuna de um helicóptero sobre um bairro popular? Não é mais inteligente procurar uma instituição que saiba como fazer este dinheiro chegar a quem realmente precisa?

Para abrir a mão e gastar de modo inteligente é preciso saber. A falta desta sabedoria pode levar ao travamento da caixinha da vida. Abra se for capaz!

João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, SCJ)  é Doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade, Escritor, Professor, Conferencista, Cantor. Autor do livro “Primeiro passo para o sucesso”, pela Editora Canção Nova.

Atente-se a pessoas que não acrescentam na missão
Identifique em sua instituição aquela pessoa que nada acrescenta em sua missão