True

O poder do autoconhecimento
“Conheça a ti mesmo, e conhecerás melhor a Deus”, esta frase de Santo Agostinho reforça que o autoconhecimento é o caminho para descobrir quem se é de verdade e se libertar das amarras que a sociedade impõe
31 agosto, 2021 por
O poder do autoconhecimento
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

Sabemos que o autoconhecimento é fundamental para nosso bem-estar e felicidade, e isso significa que precisamos nos esforçar dia a dia. Esforçar-nos para termos autoconhecimento e para retomarmos o controle da nossa vida, afinal não temos controle de 100% do que vai acontecer, mas temos o controle de como iremos reagir, e para isso o autoconhecimento é tão importante.

Poucas pessoas dão conta dos diversos benefícios que o autoconhecimento gera para a vida. Este verdadeiro mergulhar em "águas mais profunda" (Lc 5,4) ao interior de si mesmo permite uma reflexão sobre os padrões deixados por nossos familiares, e a epigenética já nos apresenta que trazemos em nossas células as sensações de até oito gerações,  e nossas convivência com outras pessoas também podem nos afetar, principalmente quando tomamos algo que não é nosso.

“Conheça a ti mesmo, e conhecerás melhor a Deus”, esta frase de Santo Agostinho reforça que o autoconhecimento é o caminho para descobrir quem se é de verdade e se libertar das amarras que a sociedade impõe.

E Santa Tereza de Jesus, no livro Castelo Interior, nos ensina que: “A causa de grandes males é o fato de não nos conhecermos devidamente, e distorcermos o conhecimento próprio”

Quero apresentar sete pontos que apresentam falta de autoconhecimento:

Ponto 1: Até o menor dos conflitos é motivo para uma explosão

Conhece alguém que diz que: "Dou um boi para não entrar numa briga, mas uma boiada para não sair dela"

Quando os fatores externos são motivos para uma revolta, uma guerra ser instalada, isso sugere que a pessoa que vive assim, se deixa levar muito mais pelos outros do que por suas reais crenças e valores.  Se eu realmente estou bem comigo, o outro fica com o que lhe pertence e não vejo motivos para sair do meu equilíbrio, afinal sou reflexo do Amor de Deus.

Ponto 2: A opinião dos outros afeta profundamente o seu comportamento

Se você não sabe quem é, sofrerá muito com a falsa imagem que os outros geram de você, e se as opiniões forem positivas você pode até gostar, mas no minuto em que se tornam negativas tudo parece que vai te sufocar e uma imensa raiva ou tristeza extrema vai te envolver. Essa dependência do reconhecimento alheio é fruto da falta de uma boa auto avaliação, feita de uma maneira justa e correta.

Vivenciar a graça de ser filho, filha de Deus, de sermos imagem e SEMELHANÇA (não igualdade) é algo extraordinário e benéfico.

Ponto 3: Acreditar que não é capaz, ou que sempre erra

Um erro é um erro quando não se aprende nada de bom com esse erro!

Capacidade é uma constante realização de acertos e falhas!

Quem já construiu um foguete ou um navio?  Algumas pessoas já, mas isso não significa que EU tenha que saber isso também, mas um ponto positivo é que SIM, eu sei fazer outras coisas.  Parar com sentimento de vítima e fazer algo são excelentes exercícios de atitude e autoconhecimento.

Ponto 4: Medo de tomar decisões

Será que devo fazer isso mesmo? Mas é se...

Essa é uma situação que deixa muitas pessoas com um sentimento de frustação e inquietação, pois a insegurança em se permitir fazer ou não algo, em decidir por esse ou aquele curso...  A falta de autoconfiança te torna confuso sobre o melhor caminho e por isso, você acaba escolhendo aquilo que não quer. Às vezes você pode dizer sim para algo, porque muitos também disseram e você não quis ser o diferente.

Ponto 5: Viver a vida do outro e não a própria

Quantas vezes julgamos o jardim do outro MUITO melhor do que o nosso, e quantas vezes já fomos comparados de forma negativa a alguém e aceitamos como verdade??? É lamentável que crescemos e seguimos o mesmo caminho, querendo usar o que a 'moda' diz se certo, o 'padrão' de beleza imposto e vivemos numa prisão maior dia a dia...

Pense nisso, e se fizer sentido para você, busque viver a sua vida, e não a que os outros querem.  Será que os sacerdotes, religiosos e religiosas, santos e santas fizeram o que os outros queriam ou seguiram a VOZ do PASTOR?  Deus se fez homem, para você viver a liberdade de filhos e filhas.

Ponto 6: Ansiedade e ausência do Aqui e Agora

Parece que a sua cabeça vai explodir de tantos pensamentos e inúmeras preocupações, como se os mais diversos erros, falhas e problemas fossem acontecer e você não tem os recursos para resolver todos eles, isso lhe parece familiar?

FESTEJE cada acontecimento, valorize as conquistas do dia a dia, permita-se envolver pela alegria e felicidade.  Há uma enorme diferença entre comodismo e realidade.

Ponto 7: Não consegue curtir a própria presença

Quem é a pessoa mais importante que você conhece?  Espero que a sua resposta tenha sido um magnífico EU.  E isso mesmo, VOCÊ é a pessoa mais importante, justamente porque você é você. Lembre-se que sua biografia não define quem você é, mas suas atitudes no AQUI e no AGORA começam a fazer sentido e vão definir quem realmente você é:  UMA PESSOA INCRÍVEL.

O primeiro passo e começar a se amar, QUERER ressignificar fatos acontecidos e viver a vida de forma alegre e extraordinária que você merece, sem desculpas ou lamentações, viva a vida, é muito bom!.

Como é possível perceber, o autoconhecimento está na base da saúde mental e estabilidade emocional, e é você que tem a chave para abrir e fechar o que precisar na sua vida e começar a ter autoconhecimento, se desejar, acesse nosso site e baixe gratuitamente o e-book TEMPERAMENTOS, ou clique na imagem abaixo:

E-book: Temperamentos 



Por Master Coach Paulo Cesar - Casado, graduado em filosofia, teologia. Com diversos cursos em coaching, programação neurolinguística, psicologia positiva, inteligência emocional e constelação familiar sistêmica. Escritor com vários livros físicos e digitais. Fundados do Coach Católico. 

 

 

O poder do autoconhecimento
Micheli Ferreira
31 agosto, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.