Lidere sua instituição com habilidade e estratégia
Aprendendo a liderança com São Mateus, o diferente

Este deve ter sido um dos que criou mais dificuldade no grupo dos doze apóstolos. Simplesmente porque era uma pessoa totalmente diferente dos outros. Era um “publicano”, ou seja, não era um sujeito lá muito religioso. O serviço de cobrança de impostos dos romanos que dominavam a região era terceirizado. Mateus era um cobrador de impostos, provavelmente na região de Cafarnaum. Não imagino que os empresários da pesca, Pedro e André, tenham gostado muito da escolha de Jesus.

Em nossas instituições muitas vezes nos deparamos com colaboradores que são diferentes de todos os outros. A tendência natural do grupo é isolar esta pessoa como se fosse o “patinho feio”. Há instituições em que o diferente sofre tanto que acaba mesmo pedindo a conta.

Saber incluir o diferente no grupo é uma habilidade dos grandes líderes. O resultado é que a diferença enriquece. Se você escolher uma equipe de colaboradores homogênea demais pode estar construindo uma equipe pobre. O que seria de um time feito somente de bons atacantes? Certamente sofreria gols absurdos. Diversificar é sempre uma ótima estratégia.

Texto extraído do livro:

Como liderar pessoas difíceis, João Carlos Almeida

Pe. João Carlos Almeida, SCJ é Doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. Autor de vários livros publicados pela Editora Canção Nova e Edições Loyola.

Implante uma gestão e liderança com valores
Permita que a gestão em sua paróquia seja conduzida por valores essenciais de compromisso e fé