A paróquia em sintonia com a comunidade
Conduza sua paróquia de forma que seus colaboradores estejam em sintonia com a comunidade
10 maio, 2021 por
A paróquia em sintonia com a comunidade

O apóstolo Judas Tadeu, juntamente com Simão, é outro de quem sabemos pouco. Durante os três anos da vida pública de Jesus ele sempre ficou calado. Porém, na última ceia, ele fez uma pergunta fundamental: “Senhor, como aconteceu que te deves manifestar a nós e não ao mundo?” Isto revela a personalidade de alguém que estava consciente da importância histórica daquele momento e gostaria que mais gente participasse da festa.

Em nossas instituições sejam, religiosas ou seculares, temos estes tipos calados e que preferem colocar panos quentes nas situações mais diversas. Ao contrário de Simão, que era radicalmente zeloso, Judas Tadeu parecia não ter partido. Era do tipo que não torcia para time nenhum. Preferia não ter inimigos. Ser pacífico é uma qualidade, mas às vezes atrás do véu da paciência esconde-se o “pacato cidadão”.

Este tipo sempre acaba fazendo parte dos nossos colaboradores. Ele evita o conflito. Não suporta uma reunião mais “quente”. Prefere a calmaria. Mas sabemos que isso nem sempre é possível e nem mesmo saudável. É preciso administrar a guerra de todos os dias.

Texto extraído do livro:

Como liderar pessoas difíceis, João Carlos Almeida

Pe. João Carlos Almeida, SCJ é Doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. É Professor e Diretor Geral da Faculdade Dehoniana, em Taubaté/SP, Membro do Conselho de Conteúdo da revista Paróquias & Casas Religiosas. Autor de vários livros publicados pela Editora Canção Nova e Edições Loyola.

10 maio, 2021