24 junho, 2021 por
Testemunho e irradiação na Comunidade Paroquial

A vida é a essência da fé cristã, da mensagem bíblica. Deus fala e diz VIDA! Proteger a vida; humanizar a vida; saber motivar a vida, viver a vida com sentido.

A lei está a serviço da vida. E toda ação eclesial – litúrgica, catequético-pastoral, serviços deve ter sempre como objetivo “a salvação das pessoas que, na Igreja, deve ser a lei suprema” (cânon 1752 ter “diante dos olhos a salvação das pessoas que, na igreja, deve ser a lei suprema”).

A lei está a serviço da vida. Não sermos escravos da lei nem escravizar os outros com ela. Se estivermos atentos a isso, veremos o quanto nossa prática eclesial deve estar fundamentada e motivada na busca e promoção da salvação das pessoas.

Para viver a sua missão a Igreja necessita de comunidades que vivam a Palavra e irradiem seu testemunho em tudo o que pensa, sente, faz. Fundamental para isso é a formação das comunidades nas quais o presbítero ter particular presença e testemunho.

A educação do ser humano e do cristão, processo contínuo e permanente é a base e o critério para a educação de um jovem ao sacerdócio. Crescer como pessoa e como discípulo é a base para exercer qualquer ministério na Igreja. Essa conduta irá influenciar no modo de liderar a comunidade em todos os seus aspectos. A comunidade paroquial terá sempre o vulto de seu líder pastor.

A educação de um jovem ao serviço ministerial com presbítero supõe a educação da pessoa mais do que simples formação intelectual acadêmica em base a filosofia e teologia superando tanto o espiritualismo emocional quanto o intelectualismo.

Toda liderança é uma expressão de carismas pessoais e competências que se combinam com o esforço do crescimento pessoal.
Outro aspecto fundamental e insubstituível: que presbíteros e fiéis cultivem uma espiritualidade tipicamente cristã e vejam a paróquia como família onde todos cuidam, zelam, contribuem para que todos tenham a vida nova em Cristo. Assim, sacerdote e leigos juntos assumem com amor a missão comum a todos em ministérios diversos.

Para liderar uma comunidade é preciso muito mais que técnica e mecanismos. Para uma comunidade cristã tudo deve nascer da experiência da Palavra vivida que se irradia nas pessoas, nas estruturas, nos serviços e à Palavra deve conduzir. Ela é o fundamento e o objetivo da comunidade.

Para viver esse dinamismo de modo autêntico e frutuoso é importante ter um projeto com objetivos claros, metas, prioridades, recursos humanos, materiais e econômicos necessários. Isso requer também uma visão clara e profunda do que é uma comunidade cristã, para que nasce, como vive, para onde caminha. Reconhecer suas características específicas. O método adotado pelo Celam – Ver, Julgar, Agir, Rever – pode ser um meio eficaz para proporcionar vida nova à uma comunidade. Esse método, se bem entendido, ajuda-nos a entender que o campo é de Deus, é Ele o Senhor da vinha, e nós somos seus colaboradores.

Somos instrumentos de Seu amor. Por isso nossa vida e missão devem ser expressão desse mistério, deve transcender ao simples fazer e ao simples desejo pessoal e mesmo comunitário. Não importa, portanto, somente o que fazer, mas como fazer. Há um jeito cristão de ser, de viver, de trabalhar, de agir. E a paróquia deve ser um campo onde se experimenta isso de modo especial.

Algumas qualidades fundamentais para poder viver a espiritualidade como fonte e objetivo de uma comunidade paroquial:

Empatia – sentir-se no lugar do outro como se fosse ele.

Determinação – reconhecer-se capaz e realizar bem o que se propõe.

Convicção – estar convicto daquilo que está dizendo ou comunicando.

Credibilidade – coerência e autenticidade entre ser, viver e dizer. . .

Eficácia – agir com competência, ter qualidade. . .

Eficiência – atingir os objetivos propostos.

24 junho, 2021