True

Práticas administrativas e benefícios contábeis
Aprofunde e sistematize as práticas administrativas e operacionais a partir dos benefícios contábeis
6 maio, 2021 por
Práticas administrativas e benefícios contábeis
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

A necessidade de sistematizar os processos e os procedimentos nas empresas tem sido alvo de algumas discussões no meio gerencial. Alguns especialistas apontam que essa sistematização é necessária e traz benefícios na realização das atividades e tarefas do dia-a-dia dos colaboradores, outros apontam que uma sistematização muito rigorosa dos processos e procedimentos traz um “engessamento” na realização dessas mesmas atividades e tarefas. Discussões à parte, o que se verifica é que muitas empresas ainda necessitam organizar o seu fluxo de trabalho e aprimorar a busca por melhores desempenhos, não só dos seus colaboradores, mas também das práticas que realizam diariamente.

A melhoria do desempenho dos colaboradores tem sido um problema para algumas organizações, pois esbarra em algumas questões difíceis de resolver:

  • Como exigir mais desses profissionais e motivá-los ao mesmo tempo?

  • Ou como cobrar mais resultados, com as condições de trabalho que lhe são oferecidas?

Entretanto é possível encontrar uma luz no fim do túnel. Alguns estudiosos da área relatam que, quando uma organização investe no desenvolvimento desses profissionais, verifica-se um aumento da motivação desses agentes e consequentemente uma melhoria dos resultados.

Valorizar os profissionais passou, então, a ser uma fórmula importante para garantir a qualidade das práticas gerenciais de uma organização.

Alguns aspectos também foram pensados para que essa valorização acontecesse de forma benéfica:

  • definir claramente qual a função de cada profissional;

  • capacitar e treinar os profissionais de maneira continuada;

  • abrir canais mais claros e rápidos de comunicação entre os níveis hierárquicos;

  • proporcionar bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

É importante sempre ter em mente que todas as organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos, buscam resultados. Os resultados para as empresas com fins lucrativos claramente estão voltados para os recursos financeiros: por meio do aumento da venda de produtos, desenvolvimento de novas tecnologias e obtenção de novas fatias de mercados. Já para as organizações sem fins lucrativos o resultado está no bom andamento das atividades internas, na boa organização dos documentos e na boa qualidade de vida dos colaboradores e dos serviços prestados.

Melhorar o desempenho das práticas internas buscando otimizar os resultados é mais fácil quando a organização utiliza os vários modelos de ferramentas de gestão disponíveis para auxiliar nesses contextos. As ferramentas de planejamento, de marketing, de qualidade, de organização e de gestão financeira mostram para a empresa como está sua situação atual e projeta para o futuro, a médio e longo prazo, quais serão as possibilidades de realização de projetos, ampliação de serviços, fluxos de caixa e perspectivas de crescimento, auxiliando na tomada de decisões pelos responsáveis das organizações.

Metodologias necessárias 

Os procedimentos contábeis não podem ficar de fora dessas análises e estratégias, pois auxiliam as organizações a manterem a sua “saúde” em dia, ou seja, ajudam a equilibrar as receitas e despesas ao longo de um determinado período para, justamente, remunerar os profissionais envolvidos nas atividades corporativas, cumprir com as obrigações com o governo e também com os fornecedores. Assim, não se pode deixar de lado as importantes funções do orçamento e das finanças corporativas, essenciais para o bom andamento da empresa, pois são elas que auxiliam na construção do panorama real da situação em que a organização se encontra.

O objetivo maior desses processos contábeis, bem organizados, é de possibilitar os controles gerenciais por meio de orçamentos e relatórios que exponham possíveis falhas e apontem as formas de correção. Outra forma desses processos contábeis auxiliarem a organização é formatando o “planejamento de contas”, que visa desenvolver um perfil de conta com o histórico de tudo que aconteceu, favorecendo a tomada de decisões mais adequada.

A contabilização de todos os eventos da empresa gera compreensões mais detalhadas das atividades de compra e venda de bens, de entrada e saída dos estoques, constituições de reservas, entre outras, além de criar uma memória financeiro-monetária importante para gerar credibilidade junto aos clientes, fornecedores e financiadoras e para atender aos aspectos legais e sociais.

Os benefícios e as vantagens de utilizar a contabilização pelas organizações são as mais variadas: 

  • As informações tornam-se cada vez mais precisas e exatas para qualquer tipo de prestação de contas que for necessário realizar;

  • a organização passa a ter um registro de tudo que ela realizou, gerando o que muitos especialistas chamam de “memória financeira e monetária”;

  • as possibilidades de melhoria e desenvolvimento de novos projetos tornam-se viáveis, pois os gestores têm informações mais claras sobre a saúde financeira da empresa;

  • as decisões são pautadas em números e condições reais de realização;

  • talvez possibilitem o que muitas empresas buscam sempre: uma maior transparência para o mercado.

André Luiz Freitas Guimarães é Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, Especialista em Marketing e Comércio Exterior pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação e Bacharel em Administração pela Universidade de Taubaté. Atua como professor concursado na disciplina de Planejamento e Estratégia da Universidade de Taubaté e nos cursos de pós-graduação da mesma Instituição. Também é professor do curso de graduação em Administração da Faculdade Dehoniana e do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial da mesma Instituição.

 

Práticas administrativas e benefícios contábeis
Micheli Ferreira
6 maio, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.