A Avaliação de Imóveis consiste no levantamento de informações e fatores que determinam o valor para um imóvel em análise. É elaborada por um engenheiro ou arquiteto gabaritado que, após um estudo adequado, define a quantia mais provável pela qual se negociaria o imóvel, dentro das condições do mercado em uma data de referência.
Esse estudo segue detalhadamente a ABNT NBR 14653, Avaliação de Bens, que traz desde os procedimentos gerais até os detalhes de cada tipo de avaliação. Por se tratar de um estudo técnico-científico padronizado e normatizado, a avaliação de imóveis não é subjetiva e opinativa, ela demonstra e comprova o valor de mercado alcançado, trazendo assim segurança para os envolvidos em uma transação ou para o proprietário que deseja saber o valor de seu patrimônio.
Usos comuns:
Determinação do valor de mercado em uma negociação ou transferência de propriedade;
Determinação do valor de locação, indicando o valor rentável ao imóvel;
Fornecer subsídios ao Juízo para aplicação da sentença;
Levantamento patrimonial;
Em processos de financiamento de imóveis;
Aplicações Securitárias.
A avaliação de imóveis é uma atividade que analisa as características do imóvel de forma profunda, trazendo firmeza e credibilidade, seja em uma transação ou em um inventário patrimonial. Ela traz informações importantes para o melhor discernimento e tomada de decisão, e garante que as partes envolvidas se sintam seguras.