9 setembro, 2021 por
O anúncio do Evangelho com qualidade e empenho

O Cristo ressuscitado nos confiou a missão de fazer discípulos em todos os povos, batizá-los em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensiná-los a observar tudo o que foi ensinado por Ele (Mc 28, 19-20). O Antigo Testamento narra a presença de Deus com o povo (Ex 33, 14) assim como no Evangelho Jesus nos promete que estará conosco “todos os dias, até o fim do mundo!” (Mc 28, 20). Por isso, na missão evangelizadora não estamos sozinhos, quem nos acompanha é o Emanuel, o “Deus conosco” (Mt 1, 23). Busquemos sempre qualidade e empenho no anúncio do Evangelho, com fé, exemplo e, é claro, estudo.

Jesus nos ensina que “onde dois ou três estão reunidos em Meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18, 20). Falar em nome de alguém é diferente de falar do nome de alguém. Falar do nome é informar algo, muitas vezes sem profundidade, como: “José é catequista naquela paróquia”, o que não transparece intimidade de quem fala com aquele de quem se fala. Já para falar em nome de alguém, é preciso um certo conhecimento, amizade e intimidade que lhe confere autoridade suficiente para conhecer a vontade da pessoa. Como em um diálogo que alguém diz “José prefere o café dele sem açúcar”. Ao nos depararmos com essa afirmação, naturalmente concluímos que quem fala conhece José o suficiente, ao menos, para poder falar em nome dele sobre a preferência do café.

Os exemplos são simplistas, mas era preciso dar clareza antes de perguntar: Você conhece o Cristo suficiente para falar em nome Dele? Pedro, que recebeu as chaves do Reino dos Céus (Mt 16, 19), conhecia verdadeiramente Jesus, pois sabia que Ele é “o Messias, o filho do Deus vivo” (Mt 16, 16). Esse é o fundamento da fé cristã como conhecemos. Mas é preciso ir além, pois o eunuco que lia o livro do profeta Isaías não o compreendia sozinho, Filipe precisou orientá-lo (Ato 8, 30-35). É assim a homilia do sacerdote na Santa Missa, são assim os cursos de formação, os artigos publicados, os livros, os ensinamos dos Papas, também como encontramos em diversas fontes, desde que representem expressão de quem é verdadeiramente comprometido com a doutrina Cristã. É assim também com a Revista Paróquias, que está completando 100 edições.

Sabemos que “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37), por isso, o foco é em você! Leitor que nos acompanha na missão de evangelizar com qualidade e empenho, comprometidos com a formação de cristãos conscientes, informados e preparados, para falar em nome de Jesus Cristo, com um anúncio de amor, misericórdia e caridade, essencial para fazer discípulos por todos os povos, ser luz do mundo e sal da terra (Mt 5, 13-16), caminhado juntos para o Reino dos Céus. Que assim seja!

Luís Gustavo Conde é catequista atuante na evangelização de jovens e adultos; palestrante focado na doutrina cristã; advogado, tecnólogo e professor.

9 setembro, 2021