14 setembro, 2021 por
Como cumprir o propósito da santidade sem desanimar?

O caminho da santidade é inserido nas nossas vidas como propósito permanente, por isso, participamos da Santa Missa, oramos, lemos e relemos a Bíblia Sagrada e aplicamos, conforme a particularidade de cada um, vários meios de sermos testemunhas dos ensinamentos e do amor de Jesus Cristo. Agindo assim, concretizamos obras de santidade, que enriquecem nossa espiritualidade e inspiram a vida cristã naqueles que convivem conosco. Por outro lado, haverá sempre o confronto com a vida mundana, que nos apresenta recompensas mais rápidas e por caminhos mais fáceis. E essa tentação precisa ser combatida diariamente.

Enquanto testemunhas da vida de Jesus Cristo e conhecedores da mensagem do Evangelho, na maioria dos casos, nós sabemos distinguir o certo e o errado, o bom do mal, e o santo do mundano. Mas, assim como a vida de santidade é composta de pequenas boas ações, o caminho do pecado também se apresenta em detalhes. Foi uma fofoca ontem, uma grosseria hoje e um ato egoísta amanhã. Essas poucas coisas nos desviam do caminho, que é longo. Somos como um barco que deve seguir em linha reta em alto mar, há muito por onde se percorrer, uma vida inteira. Esse pequeno desvio hoje, se não corrigido o quanto antes, impedirá que alcancemos o destino.

Com o propósito da santidade recordamos a doutrina da Igreja, que nos propõe a oração e a penitência, conexas e coerentes. Não faltam aqueles que, afastando-se dos ensinamentos do Evangelho e negando a clareza e precisão das ideias, não somente abandonam o caminho da santidade, como direcionam o próximo aos erros e confusões da vida mundana. Enquanto o Cristo nos diz “renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me siga” (Mt 16, 24), as pessoas a nossa volta parecem nos incentivar, cada vez mais, há uma vida egoísta e egocêntrica.

Nós, porém, conhecendo “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6), devemos seguir uma vida de retidão e propósitos concretos. Devemos ser firmes no caminho da santidade, com plena consciência de que cumprimos a vontade de Deus, abandonando as recompensas mundanas. Nos aconselha São Josemaría Escrivá que “Não dês muita importância ao que o mundo chama vitórias ou derrotas. - Sai tantas vezes derrotado o vencedor!”, lembremo-nos disso ao decidir pela justiça ou pela vantagem que prejudica o irmão.