True

Tenha como proposta a prática de administrar os recursos financeiros de forma consciente e organizada
Antes de colocar em prática qualquer exemplo de redução de custos, é bom compreender profundamente a gestão de custos de seu negócio
17 junho, 2021 por
Tenha como proposta a prática de administrar os recursos financeiros de forma consciente e organizada
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

Há frase que diz: “a vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento” e esse movimento requer que saibamos onde estamos e onde queremos chegar, por isso hoje quero compartilhar com os gestores passos para reduzirem custos e alavancar a qualidade dos serviços, quer nos colégios, institutos e paróquias. Começo com algumas perguntas a você meu amigo gestor:

  1. Quais são os custos e despesas que você tem hoje?

  2. Com a diminuição dos custos, afetaria realmente a sua qualidade?

  3. Haverá consequências negativas ou positivas?

  4. Quais setores serão afetados e como?

Caro gestor, saiba que antes de colocar em prática qualquer exemplo de redução de custos, é mister compreender profundamente a gestão de custos de seu negócio. Apresentamos oito exemplos de redução de custos práticos que as empresas podem executar.

1. Contas de água e energia

Essas contas costumam ter valores bastante significativos e também são essenciais. Por isso, diminuir seus valores é considerado um dos bons exemplos de redução de custos nas organizações. É possível diminuir os custos investindo em torneiras e descargas mais econômicas, substituir as lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescentes, além de desligar aparelhos não utilizados, como impressoras e monitores (evite deixá-los em stand by) ou até mesmo instalar sensores que ativam a luz somente quando há alguém no ambiente. Há casos que é necessário a troca da rede elétrica, fiação antiga, gera despesa desnecessária, vale a pena o investimento.

2. Dívidas e tarifas bancárias

É bom não ter, mas se tiver, negocie as dívidas e tarifas bancárias com os seus credores e bancos, mas é importante que a sua organização tenha condições financeiras de honrar com as novas condições negociadas. Cuidado com o excesso de contas correntes, uma boa opção são os bancos digitais.

3. Estoque

Há muitos especialistas que afirmam que o estoque é sinônimo de dinheiro parado. Então, faça um levantamento do que se tem, crie uma ação para eliminar os produtos que já estão há um bom tempo guardados. Caro gestor, você precisa saber a rotatividade dos produtos e suas necessidades, quais são os produtos sazonais e possível fornecedores.

4. Fornecedores

Tenha controle do que precisa, quando e quanto precisa. Busque orçamentos e veja se o que você paga é o preço de mercado, analise também as formas de pagamento, tempo de entrega de cada fornecedor. Ao lidar com fornecedores, leve em consideração benefícios como valores, frete e prazos de entrega e pagamento. Às vezes, ficamos muito presos ao mesmo, e precisamos ter uma atitude de acordados e atentos.

5. Papel e impressões

Sabemos que há casos que a impressão é de fato necessária, mas será que exatamente tudo que é impresso, deveria ter sido? Lembro-me de uma ação que fizemos numa empresa, para gerar a cultura ecológica, toda economia nos setores, feita em papel e cartuchos, era distribuída para os funcionários do setor. Assim criamos uma cultura do necessário e deixamos de gastar muitos outros materiais.

6. Planejamento

Como coach, já ouvi algumas vezes: “estava de férias, mas nada aconteceu como eu queria, e eu perguntei: o que você planejou? A resposta foi: nada, queria viajar e relaxar, mas não deu tempo”. Sem planejamento coerente, focado e plausível, as respostas sempre serão negativas, aprenda a ter metas mensais, semestrais, anuais… metas atingíveis. Saiba como identificar que elas estão acontecendo, saiba ter controle e volte ao prumo sempre que visualizar que as coisas estão saindo do controle. Tenha planejamento estratégico, realize o PDCA, DMAIC ou Ishikawa, mas faça acontecer.

7. Telefonia e internet

Hoje há pacotes de valores fixos, é importante saber se de fato, tudo o que você paga, se você usa, se tem necessidade. Analise sua realidade: as ligações são mais interurbanas ou locais? Qual a velocidade de internet que precisa? Realize pesquisas de planos que se adequem.

8. Treinamentos

Conhece a expressão: “Mais é Menos”? Ter uma equipe treinada e motivada, elimina a rotatividade, gera comprometimento e lealdade, diluindo desperdícios e enrolação no período de trabalho. Recomendamos o CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial e o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais. Mas, como fazer tudo isso e agregar valores cristãos? Para isso nosso Ikigai , ou seja: nossa razão de viver, precisa perpassar conceitos e termos atitudes, tais como:

Respeitar os que estão conosco, ou que usam nossos serviços, afinal: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34). Ser pacífico com o outro, pois nem sempre somos a melhor pessoa do mundo, “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra” (João 8,7).

O perdão ainda é um tabu para muitos, mas quem já o viveu profundamente sabe como é restaurador, por isso o gestor precisar ser um bom pastor para bem orientar e treinar sua equipe “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18,22). Liderança é fundamental nesse processo, e com certeza a liderança significa se colocar como igual e saber conduzir “Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo” (Mt 20, 16). A resiliência é uma extraordinária característica na vida do cristão, e claro na vida do gestor, pois devemos aprender a sermos fortes e tranquilos em todos os acontecimentos “Reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

Paulo Cesar de Oliveira é Coach, Palestrante, Trainer, Fundador do Coach Católico.

 

Tenha como proposta a prática de administrar os recursos financeiros de forma consciente e organizada
Micheli Ferreira
17 junho, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.