True

Contador X Contabilidade Consultiva
O contador como contribuição para a evolução do negócio ou da administração gerencial
25 junho, 2021 por
Contador X Contabilidade Consultiva
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

Contabilidade consultiva é quando todas as informações contábeis são utilizadas amplamente para a gestão de tomadas decisões. Neste caso, os usuários de serviços contábeis se valem desses dados reais para analisar e tomar decisões sobre a evolução dos negócios e da administração.

Todas as pessoas jurídicas são usuários de serviços de contabilidade, independente do setor que estão inseridos, e devem apresentar uma escrituração contábil hábil e legítima.

Neste sentido, a contabilidade consultiva não tem como foco as apurações fiscais para cumprir as obrigações acessórias e fiscalização, mas, este novo modelo visa uma escrituração e a análise da organização como um todo, ou seja, vai permitir medir a saúde da empresa constantemente.

Escrituração contábil

A escrituração contábil é de responsabilidade de todos os envolvidos no processo, porém necessita que cada um zele pela parte que cuida para que os processos do resultado sejam transparentes, pois fala-se que devemos nos profissionalizar para serviços administrativos e contábeis.

O contador, ao validar esta profissionalização, demonstrará processos gerenciais bem elaborados dentro das organizações, garantido qualidade nos dados que levam a resultados efetivos e confiáveis para as decisões da diretoria.

O trabalho do contador não se inicia com a finalização do balancete, mas começa quando apresenta os relatórios gerenciais nos quais são obedecidos os princípios contábeis e as informações estão corretas.

Com a análise e interpretação em mãos o profissional contábil terá elementos suficientes para agir preventivamente e ajudar o gestor a definir qual o melhor caminho a ser seguido rumo a uma gestão de EFICÁCIA MÁXIMA, pois a contabilidade Consultiva é uma nova ferramenta para a tomada de decisões gerenciais que na prática vai transformar profundamente a vida das empresas, tornando-as cada vez mais eficientes e competitivas.

O papel do contador

Neste contexto, o contador tem o papel de atuar como o médico da empresa, cuidando da saúde da empresa no cenário nacional, sendo um instrumento inovador do controle e da orientação, útil e eficaz, comprometido com o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão, permitindo que uma empresa/instituição cresça e prospere de forma sustentável. A contabilidade é a Ciência da Riqueza e Prosperidade e nós, contadores, somos os cientistas.

LOPES DE SÁ menciona que os médicos das empresas precisam: Ouvir, Observar, Anotar, Analisar e, depois, Diagnosticar.

Este é o verdadeiro papel do contador: observar o que acontece; anotar o que acontece; arrumar o que acontece; evidenciar o que acontece e depois dizer: “Está acontecendo isso ou aquilo”, ou seja, a explicação dos fatos e a interpretação desses acontecimentos que compete ao Profissional Contábil.

O gestor precisa estar atento e saber que o “BENEFICIO DA GESTÃO CONTÁBIL É MUITO MAIOR QUE O BENEFÍCIO DA SONEGAÇÃO”.

Para concluir, temos que a Contabilidade Consultiva para as empresas terá um benefício a seu favor, pois a valorização não é pedida, mas conquistada com trabalho eficiente ao gerar benefícios ao gestor empresarial.

Dorival Venciguera – Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Controladoria e Gestão Empresarial, Auditor e Perito Judicial das Comarcas de Marília, Pompéia e Garça/SP, Professor Especialista do Curso Pós-Graduação em “Gestão Paroquial” no IFITEG, Goiânia/GO, Membro Colaborador do DENOR-CMB-SSVP e Diretor de DV – Assessoria Contábil, Marília/SP.

 

Contador X Contabilidade Consultiva
Micheli Ferreira
25 junho, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.