True

Palestra de Amanda Oliveira no CONACOMP abordará o universo das HQ's nas atividades pastorais
Amanda Oliveira, palestrante do CONACOMP, trará para o congresso uma abordagem sobre como as HQ’s podem auxiliar na comunicação visual da paróquia
2 setembro, 2021 por
Palestra de Amanda Oliveira no CONACOMP abordará o universo das HQ's nas atividades pastorais
Micheli Ferreira
Nenhum Comentário Ainda

De 29 de novembro a 5 de dezembro de 2021 a cidade de Aparecida será sede da I Semana da Gestão Eclesial, uma semana completa de formação com todos os artigos realizados pela Revista Paróquias. O CONACOMP - Congresso Nacional de Comunicação Paroquial, fará parte da Semana, acontecerá de 03 a 05 de dezembro e irá fornecer conteúdos formativo de comunicação e estratégias para as paróquias.

HQ’s nas atividades pastorais

A palestrante Amanda Oliveira, coordenadora Arquidiocesana da Pascom, cedeu uma entrevista à Revista Paróquias para apresentar o tema que será abordado em sua palestra “Plataformas que possibilitam a criação de HQ: uma ferramenta que pode auxiliar na comunicação visual”. Confira:


Qual a contribuição que seu tema irá fornecer aos participantes do CONACOMP?

Entendo que para uma Comunicação eficiente é necessário estarmos sempre experimentando novos meios, novas mídias e consequentemente plataformas. Acredito que apresentando plataformas que possibilite a criação de novos conteúdos poderá levar aos participantes uma expansão de suas produções e, o que levarão a desenvolver essa Comunicação mais eficiente, isto é, uma Comunicação que possa atingir mais facilmente todos os públicos, seja de qualquer nível de instrução escolar ou ainda de idades diversas.

Qual foi a sua motivação para trazer o universo das HQ’s para dentro das atividades pastorais?

Na minha graduação estudei uma disciplina que nos apresentou uma variedade de formas de trabalhar os diversos conteúdos programáticos escolares. Com o incentivo do Diretor Espiritual da Pascom da minha Arquidiocese, experimentamos fazer uma HQ’s para que o objetivo das informações/mensagens que queríamos transmitir fosse compreendido, de modo simples. Pensamos em várias possibilidades, mas com o advento dos muitos filmes de Super Heróis e como as HQ’s sempre fizeram parte do cotidiano do brasileiro de alguma forma, vimos nelas a possibilidade de trabalhar aquilo que gostaríamos. Para nós seria um experimento em primeiro momento, para o nosso público uma novidade, um diferencial. Acredito que a minha paixão pelas HQ’s aliada a dedicação à PASCOM foram minhas maiores motivações, além do apoio de toda pastoral e, principalmente do nosso Diretor Espiritual.

Qual a relevância da comunicação visual para as Instituições Religiosas e como ela pode contribuir com a evangelização?

Vivemos em uma era digital, e nós como seres humanos sempre fomos atraídos para o visual, acredito que a Comunicação Visual é um universo que possibilita atingir muito mais pessoas do que a comunicação textual, por exemplo. Vejo que a nossa sociedade lê cada vez menos, é mais atraída a conteúdos que são mais coesos, em detrimento à conteúdos mais profundos, e até mesmo com uma linguagem mais erudita. Infelizmente essa é uma realidade, contudo, precisamos sempre nos adaptar às necessidades, estar em constantes mudanças, para que possamos oferecer o melhor para nossas Comunidades e, consequentemente pessoas. Sendo assim, vejo que a Comunicação Visual deve ser melhor explorada pelas nossas Dioceses, Paróquias ou outras Instituições ligadas à Igreja, pois precisamos chegar a todos, e quanto mais produzirmos com qualidade, pensando em todos sem distinção, maiores são as possibilidades de atingirmos o nosso objetivo central, como cristãos: evangelizar.

Como coordenadora arquidiocesana da Pascom, em sua opinião, qual a principal necessidade que as Instituições Religiosas podem suprir com uma comunicação eficaz?

Vejo que hoje em dia temos muito mais acesso a conteúdos do que há 20 anos atrás, por exemplo. Com o advento das mídias sociais, as pessoas recebem informações de várias fontes, confiáveis ou não, e isso tem se tornado, infelizmente, um problema que atinge não só as Instituições Religiosas, como outros segmentos da sociedade. Acredito que uma comunicação eficaz, não apenas auxiliará as Instituições no combate das notícias falsas, como também pode auxiliar na evangelização, na divulgação das muitas atividades que as Instituições desenvolvem. O Papa Francisco nas duas últimas cartas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, tem nos exortado a também sairmos um pouco da nossa zona de conforto e ir ao encontro das pessoas. Vejo que é necessário sim, irmos para o ambiente online porque as pessoas já estão lá, mas levar o nosso diferencial, como cristãos, que sempre foi ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as, é mais do que necessário. Assim, com certeza, vejo que as Instituições Religiosas conseguirão desenvolver melhor as suas atividades e, consequentemente os seus propósitos.


Quais as modificações que as plataformas de criação de HQ podem trazer para as pastorais no pós-pandemia? 

Vejo o pós-pandemia como um desafio para todos nós, como sociedade. Mais ainda, para as nossas pastorais. Muitas pessoas, querendo ou não, se afastaram das atividades paroquiais, por diversos motivos. O nosso maior desafio será ir ao encontro dessas pessoas, acredito que as plataformas de criação de HQ poderão ser um rico instrumento para uma Comunicação diversa, inovadora. Muitos enxergarão os Quadrinhos como uma novidade, isso pode despertar a atenção das pessoas, instigá-las. Às vezes só de mudarmos um pouco o visual de um aviso já desperta os olhares, mas trazer uma novidade, não antes apresentada, o resultado pode ser fantástico.

Em sua primeira vez como palestrante, quais são suas expectativas para o sucesso do CONACOMP?

Primeiramente, gostaria de agradecer o convite. Participei do CONACOMP em 2019 e achei um evento de altíssimo nível. Não tem como não destacar a organização do evento, bem como a qualidade dos palestrantes. Vejo que a minha participação, para mim, será um grande desafio, e com certeza, darei o meu melhor para que todos os participantes se sintam maravilhados com o evento, como eu senti em 2019. E não tenho dúvidas que será mais uma vez um grande evento.

A coordenadora Amanda Oliveira é um dos nomes que estarão contribuindo com a formação de diversos agentes de comunicação no CONACOMP, que acontecerá no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida em Aparecida-SP, durante a I Semana da Gestão Eclesial.

Participe do CONACOMP. Inscrições abertas!

I Semana da Gestão Eclesial
Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida – Aparecida / SP
Informações: (12) 3311-0665 / comercial@promocat.com.br
Site: revistaparoquias.com.br/semana-da-gestao-eclesial/sobre
Realização: Revista Paróquias

Promotoria: Promocat Promotora Católica

Palestra de Amanda Oliveira no CONACOMP abordará o universo das HQ's nas atividades pastorais
Micheli Ferreira
2 setembro, 2021
Compartilhar
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Whatsapp Paróquias

Olá, bem-vindo(a) a Revista Paróquias! Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário marcado serão respondidas quando retornar.