A inteligência espiritual e a catequese
O livro traz uma proposta de processo "pré-catecumenal"
2 julho, 2021 por
A inteligência espiritual e a catequese

Neste trabalho, Eugeni Rodríguez Adrover apresenta a contribuição que a inteligência espiritual (IES) pode dar à pastoral e à catequese atual.

Mas afinal, o que é Inteligência espiritual?

A inteligência espiritual (IES ) é aquela com a qual enfrentamos e resolvemos problemas de significados e valores. Essa habilidade permite ao ser humano responder à pergunta: Quem sou eu? Também permite que a pessoa encontre o sentido mais profundo da vida e permaneça alinhada com os princípios espirituais. A IES é a base necessária para o funcionamento eficaz, tanto da inteligência racional (IR) quanto da inteligência emocional (IE). É a nossa inteligência primordial. A IES é a inteligência que ilumina e dá plenitude de sentido, força e orientação à inteligência racional e emocional. O objetivo da inteligência espiritual (IES) é alcançar a felicidade do ser humano.

Hoje, educadores, catequistas ou agentes pastorais percebem que não se pode trabalhar num processo de iniciação cristã se não tiver sido dado um passo anterior. A etapa anterior consiste num primeiro anúncio que facilita o despertar religioso, isto é, estabelecer uma base psicológica, filosófica e antropológica para que a criança, adolescente ou adulto esteja preparado para começar a iniciação cristã em condições adequadas.

A transmissão da fé ou do sentimento religioso-espiritual, que antigamente os pais e avós ensinavam, hoje não existe. Em tempos anteriores aos nossos, os pais ajudavam os mais pequenos da casa a descobrir a nova vida que Deus semeou no coração das crianças quando recebem o batismo, mas hoje parece que este elo da transmissão da fé se perdeu. Sabemos que as crianças aprendem por observação e imitação; esse outro elo da transmissão parece que despareceu.

É necessário despertar o sentido espiritual nas crianças através de uma iniciação à narrativa, à oração, à liturgia, aos símbolos religiosos etc. Para isso a tarefa educativa dos pais consiste em despertar nos filhos o desejo de renovação pessoal e de conhecimento das verdades da fé cristã. Transmitir a Vida de Deus é uma tarefa da própria família, transmitir a Nova Vida do Evangelho é uma tarefa da comunidade cristã; mas, ao descobrir essa insuficiência, o autor propõe nesta obra uma iniciação das crianças à espiritualidade.

O objetivo do livro é refletir sobre a iniciação à educação da inteligência espiritual cristã nos processos anteriores à iniciação cristã. Este projeto não consiste em substituir a iniciação cristã, muito menos em eliminar os processos catequéticos. A intenção é propor algumas etapas anteriores para a formação espiritual, transcendente e religiosa da pessoa e, neste caso, das crianças.

O livro pode ser adquirido no site: www.livrariavozes.com.br e nas principais livrarias de todo o país.

2 julho, 2021